A atual administração municipal, representada pelo prefeito Arnóbio Pinheiro e pelo vice-prefeito Paulo Jovanio, incentivam, desde o início deste mandato, o acompanhamento público das sessões de licitação. Os processos acontecem sempre na Câmara Municipal, que fica de portas abertas para o ingresso de qualquer cidadão.

Na última sexta-feira (3), mais uma licitação aberta à auditoria popular foi realizada pela Prefeitura de Pinheiros, desta vez para a aquisição de dois veículos do modelo Doblô (montadora Fiat), que irão atender a alunos e profissionais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) local e do Conselho Pinheirense do Bem Estar do Menor (Copbem).

A sessão também determinou as empresas que irão negociar a compra de equipamentos eletrônicos e materiais de informática, tais como desktops e notebooks.

Os processos licitatórios são publicados de oito a 30 dias de antecedência, de acordo com a modalidade, no site da prefeitura (www.pinheiros.es.gov.br – aba “Editais e Publicações), no Diário Oficial do Estado, da União e no jornal impresso A Tribuna. Nas publicações constam data, local e horário das sessões.

Para Arnóbio Pinheiro, estimular os pinheirenses a participar das licitações é promover a transparência e estimular a cidadania. “As gestões públicas devem ser transparentes, devem investir na participação popular porque a prefeitura é do povo, para o povo e pelo povo. A abertura das licitações ao público é um direito garantido em lei e todos devem exercer esse direito”.