Em busca do aperfeiçoamento no atendimento ao público, médicos e enfermeiros da Atenção Básica de Pinheiros receberam, na terça-feira (9), treinamento para o uso do sistema de informação da Rede Cuidar Norte. A capacitação ocorreu nas dependências da Unidade de Saúde do bairro Jundiá. A diretora da unidade Cuidar Norte, Gilmara Sossai, compareceu ao evento.

O sistema será utilizado pelas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) para o compartilhamento dos dados de saúde provenientes da estratificação de risco do usuário. Com o método, o grau de eficiência do atendimento ao usuário aumenta e a possibilidade de intercorrências diminui. A estratificação de risco tem o objetivo de alertar e informar os profissionais sobre os perigos que o paciente pode correr durante a assistência.

No novo sistema, a equipe atende o paciente, verifica se ele é hipertenso e/ou diabético e realiza a estratificação de risco. Se o paciente, pelos critérios clínicos, for de alto ou muito alto risco, é direcionado para a Unidade Cuidar Norte, onde receberá atendimentos periódicos junto aos da equipe de Saúde da Família de origem.

Na Unidade Cuidar Norte, o paciente é assistido por um grupo multiprofissional que exerce assistência ambulatorial especializada como apoio à Atenção Básica que se posiciona como norteadora do cuidado.

Em discurso dirigido aos integrantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Gilmara Sossai fez uma avaliação positiva da capacitação. “Foi maravilhoso ouvir o depoimento dos enfermeiros do município sobre o fortalecimento da APS. Enfim, é muita alegria apesar de reconhecermos o tamanho do desafio. Mas com certeza já estamos muito felizes”.

                                                      Funcionários atentos à capacitação