Os pinheirenses têm uma tarefa importante a cumprir no domingo (7): ajudar a decidir os candidatos que irão dirigir o Brasil pelos próximos quatro anos. Os cidadãos irão escolher nas urnas os deputados estaduais, deputados federais, dois senadores e presidente da República.

Apesar do dia das eleições estar próximo, ainda há pessoas com algumas dúvidas como, por exemplo, sobre a documentação necessária para votar. Muita gente também não sabe o que é permitido e o que é proibido fazer no dia 7 de outubro. Por isso, vamos repassar algumas informações importantes a esse respeito.

Os 17.848 eleitores de Pinheiros aptos a votar podem apresentar o título de eleitor junto com um documento com foto. Então, atenção: só o título eleitoral não é suficiente para ser autorizado a votar.

Quem, por algum motivo, não possuir o título no momento da votação pode apenas apresentar um documento com foto. Mas, para isso, vai precisar saber o número de sua seção. A votação começa às 8 horas e será encerrada às 17 horas.

 

Pode e não pode fazer no dia da eleição

PODE

– Votar de bermuda e chinelo;

É permitido levar uma “cola” com os números dos candidatos para a urna de votação;

NÃO PODE:

– Utilização de alto-falantes ou amplificadores de som;

– Realização de comícios ou carreatas;

– Oferecer alimentos ou transporte de eleitores;

– Fazer boca de urna ou tentar convencer um eleitor a votar em um candidato ou a não votar;

– Distribuir qualquer tipo de propaganda eleitoral, como santinhos ou panfletos;

– Impedir que um eleitor vote;

– Usar celular, máquina fotográficas, filmadoras ou outro dispositivo que prejudique o sigilo do voto;

– Realização de debates na televisão e no rádio ou transmissão de propaganda eleitoral;

– Venda bebidas alcoólicas das 6 horas até as 18 horas;

– Concentração de pessoas usando roupas que demonstrem apoio a um candidato ou partido. A reunião de pessoas no dia das eleições pode ser considerada propaganda eleitoral, que é crime eleitoral (quando ocorre no dia da eleição);

– Votar sem camiseta ou usando traje de banho (como sunga, biquíni ou maiô);

– Eleitores com plena condição de registrar seus votos na urna eletrônica não podem ser acompanhados por crianças, mesmo que sejam seus filhos, na cabine de votação;

– Usar acessórios ou roupas distribuídos por partidos, candidatos ou comitês eleitorais.

 

Denúncias

Através do aplicativo Pardal, disponibilizado desde a última semana e já utilizado em outras eleições, a população poderá fazer denúncias de infrações cometidas durante o período de campanha eleitoral. A ferramenta é de uso gratuito em smartphones e tablet e pode ser baixada nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

 

Eleições 2018

Data: 7 de outubro

Horário: de 8 às 17 horas

O que levar: título eleitoral e documento com foto ou apenas documento com foto, caso o eleitor conheça o número de sua seção