Cerca de 800 pessoas marcaram presença,na última quarta-feira (15/08), às 18h30, no Centro de Evangelização “Sagrada Família”, em Pinheiros/ES, na solenidade de formatura de aproximadamente 380 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal no PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas).  Todas as escolas da rede foram contempladas: Escola “Augusto Ruschi”, Escola “Florindo Manzoli”, Escola “Governador Carlos LIndenberg”, Escola “José Pinheiro”, Escola “São José do jundiá”, Escola “Vila Nova” e, inclusive o meio rural, representado pela Escola Polo “Antônio Brunelli”.

A belíssima cerimônia de formatura foi conduzida pelo Sargento José Inoch, instrutor do PROERD do 2º Batalhão da Polícia Militar de Nova Venécia.

Estiveram presentes na solenidade o Tenente Coronel Sebastião Aleixo Santos Batista – Comandante do 2º Batalhão; o Major Jeferson Coelho Correia – Sub Comandante do 2º Batalhão; o Capitão Manoel Gambarti Junior – Comandante da 2ª Companhia/Pinheiros-ES; o Capitão, João Antônio de Menezes Sá; o Capitão  Presidente do Conselho Municipal de Segurança, Júlio César Monteiro do Carmo; o Promotor de Justiça da Comarca de Pinheiros, Pedro Rosário; a Presidente do Conselho Tutelar de Pinheiros, Núbia Partelli Manzoli; a Secretária Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Turismo de Pinheiros, Marinete Zamprogno Ziviani; os vereadores Edvan Alves e Valdirene; o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Pinheiros Iverlan Moreira Barbosa; o Vice Prefeito, Paulo Jovânio; os diretores e professores das escolas atendidas pelo programa, além de familiares dos alunos, militares e pessoas da sociedade civil.

O vice prefeito Paulo Jovânio parabenizou a Policia Militar do Espírito Santo destacando o trabalho dos mesmos na prevenção de crianças que infelizmente estão vulneráveis a criminalidade. “A parceria entre a prefeitura de pinheiros e a policia militar visa principalmente trabalhar junto aos estudantes consequentemente as familias no trabalho de concientização buscando encaminhar as nossas crianças no caminho do bem”

O que é, e como funciona?

O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência) é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso.Ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros, como auxílio para as crianças dizerem não às drogas.O PROERD é um programa eminentemente preventivo, estratégico, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores. Dá ênfase especial em alcançar as crianças e adolescentes no 5º e 7º ano do ensino fundamental, mostrando-lhes os efeitos das drogas e ensinando habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal.Permite às crianças desenvolverem uma atitude positiva em relação às autoridades e respeito às leis.O PROERD é um esforço cooperativo entre a família, a escola e a Polícia Militar, sendo guiado por dados estatísticos que mostram a alta eficiência em programas de prevenção baseados na tomada de decisões, estabelecimento de valores, resolução de problemas e estilos de vida positivos.O projeto em sua implantação obteve sucesso em todos os estados americanos, bem como hoje atinge mais de 70 países no mundo.É aplicado em parceria nas escolas durante 10 semanas, com uma aula ministrada por semana, ao longo de um semestre letivo. Os instrutores do PROERD, que são policiais militares fardados, contam com a ativa participação dos professores, os quais atuam como divulgadores das ideais do programa para as demais salas de aula e dos pais que alcançam o programa na família. As lições objetivam o desenvolvimento da auto-estima, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes. O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre Escola, Família e Polícia Militar.(texto do programa)

Todos os alunos receberam uma camiseta e o certificado de participação no Programa e prestaram juramento de compromisso de manter-se longe das drogas e lutar por um mundo sem violência.

Durante a cerimônia, foram lidas 7 redações, uma de cada escola, produzidas pelos alunos durante as aulas e selecionadas pela referência ao Programa. Os pequenos autores que representaram suas escolas receberam da Secretaria Municipal de Educação uma mochila escolar.

  • Do 5º ano A da Escola Governador Carlos Lindemberg – Thalita Samara Amaral Cirilo.
  • Do 5º ano A da Escola Augusto Ruschi – Elisa Martins Ramos.
  • Do 5º ano A da Escola José Pinheiro – Ana Sara Dos Santos Moreira.
  • Do 5º ano A da Escola São José do Jundiá – Kauã Fernandes Konwski.
  • Do 5º ano A da Escola Vila Nova – Lara Canguçu de Lima.
  • Do 5º ano A da Escola Polo Antônio Brunelli – Maria Eduarda Santos Andrade.
  • Do 5º ano A da Escola Florindo Manzoli – Kamilly dos Santos Ribeiro.

Também foram sorteadas 2 bicicletas (uma feminina e outra masculina), doadas pela Móveis Simonetti, e diversos outros brindes, concedidos pela Pinheiro Móveis.

O encerramento da formatura foi marcado por momentos de muita alegria e emoção. As escolas homenagearam o Sargento Inoch, que desenvolveu o Programa no município com entusiasmo e dedicação. As crianças receberam a visita especial do mascote do Programa, o Leão Daren, que cantaram e dançaram juntos a “Canção do Proerd”.

SORTEIOS COM O APOIO DA MOVEIS SIMONETTI