A festa, que deve ser a maior da história do município, tem três atrações nacionais confirmadas

A dois meses de agitar a região com uma extensa programação e conceituadas atrações, a 28ª Grande Vaquejada, 15º Festival da Canção (Fescap) e 5ª Festa da Carne de Sol de Pinheiros já começou a ser preparada.

De acordo com organizadores do evento, esta será a maior festa de todos os tempos do município. As festividades, que acontecem de 11 a 21 de abril, serão alusivas aos 55 anos de emancipação político-administrativa de Pinheiros.

Cerca de 90% da programação já está definida e algumas das atrações já foram divulgadas. Dentre elas, três nacionais – do forró ao sertanejo –, com prestígio em todo o território nacional, além de uma ampla lista de eventos esportivos. E para garantir a tranquilidade dos cidadãos durante os dez intensos dias de festa, sólidas ações de segurança já têm sido articuladas.

Bonde do Forró, que sobe ao palco na primeira hora do sábado (20/04), Léo Magalhães, também no sábado (20/04), e Renan e Rafael, que agita a galera no domingo (21/04), serão os shows nacionais da festa.

Consta também na programação a tradicional Corrida do Contorno, além de outras atividades esportivas que irão ocorrer ao longo dos dez dias de comemoração. Um dos destaques, claro, é a 28ª edição da clássica e respeitada Vaquejada de Pinheiros, que terá a participação de caravanas de todo o Brasil.

Outro evento tradicional que irá contar com a participação de gente de todo o país é o Festival da Canção de Pinheiros, o Fescap, que chega à sua 15ª edição. Só no ano passado, músicos de 15 estados do Brasil se apresentaram. A expectativa dos organizadores é de que o número de inscrições deste ano supere o de 2018.

A 5ª edição da Festa da Carne de Sol também já se tornou tradição no município. O evento expõe um pouco da culinária pinheirense aos moradores e turistas.

Compostas de três grandes eventos, as festividades irão acontecer em diferentes pontos e horários. A 28ª Vaquejada será sediada no Parque de Vaquejada José Maria, localizado nas imediações do bairro Planalto. A estrutura do 15º Fescap será montada na Praça Augusto Ruschi, situada no bairro Santo Antônio. A 5ª Festa da Carne de Sol também será na Praça Augusto Ruschi.

Comércio

Com os festejos, cresce a expectativa do comércio para o período. Lojistas, prestadores de serviços e vendedores ambulantes esperam um impacto positivo nos lucros.

Segurança

A programação extensa distribuída em dez dias de festa e a circulação de mais pessoas que o normal, incluindo turistas, vai exigir um esquema de segurança mais rigoroso. Para isso, acentuadas ações de segurança já têm sido planejadas. Além do policiamento ostensivo, os locais de festejo terão video monitoramento e apoio de seguranças.