A Prefeitura de Pinheiros tem investido em constantes melhorias e adequações no cardápio da merenda escolar para que as refeições servidas sejam saudáveis, equilibradas, saborosas e contenham todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento das crianças e jovens estudantes da Rede Municipal de Ensino.

Com esse objetivo a Secretaria de Educação, entregou nesta segunda-feira, 09, mais uma remessa da merenda escolar para escolas da Zona Urbana e Rural do Município, beneficiando mais de quatro mil alunos.

Uma das preocupações do prefeito Arnóbio Pinheiro (PRB) é com a qualidade na alimentação escolar.

“Sabemos que para ter um bom desempenho escolar às crianças precisam estar bem nutridas. Por isso, sempre trabalhamos para oferecer tudo do bom e do melhor no que diz respeito à alimentação aos nossos alunos”, destacou o prefeito.

Arnóbio enfatizou ainda, que determinou a sua equipe para que não meça esforços no sentido de oferecer uma merenda saborosa e de qualidade aos estudantes.

“Não temos poupado esforços para que a merenda escolar chegue a quem é de direito com muita responsabilidade e qualidade. Nosso intuito é sempre valorizar os nossos estudantes, oferecendo uma merenda nutritiva e saudável”, enfatizou o prefeito Arnóbio.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Marinete Zamprogno, o cardápio é baseado em rigorosas nornas de nutrição.

“Todo o trabalho de elaboração de cardápio é baseado nas Normas e Diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que proíbe alimentos com baixo valor nutricional. Nesse sentido, a alimentação nas escolas e creches do município é cuidadosamente elaborada e servida aos alunos vis

ando o cardápio específico, preparado pela nutricionista, de acordo com os valores repassados pela União a estados e municípios por dia letivo para cada aluno”, explicou a Secretária.

 

No cardápio estão merendas de boa qualidade como arroz, charque, frango, óleo, macarrão, açúcar,

 

suco, bolacha, biscoitos e uma grande variedade de outros produtos incluindo produtos da agricultura familiar do município que fornece alimentos produzidos em suas localidades e livres de agrotóxicos para que sejam usados na merenda escolar com verduras, legumes e frutas.

Sobre o abastecimento, a secretária, frisou que toda semana as escolas recebem os mantimentos conforme a quantidade de alunos matriculados e o planejamento semanal.

“As frutas, verduras e demais produtos alimentícios adquiridos por meio da agricultura familiar são depositados na Coordenadoria Municipal de Alimentação Escolar – COMAE e, em seguida, são distribuídos para as escolas em geral.

Finalizando, Marinete explicou que os cardápios semanais são montados de modo a atender toda a demanda de cada escola.

FOTOS E MATÉRIA: JUSCIMAR PEREIRA