Prefeito Arnóbio anuncia construção de mais uma grande barragem para o município

O prefeito Arnóbio Pinheiro anunciou, nesta semana, que o município terá mais uma grande barragem. A obra – situada na estrada que liga a sede e a comunidade de Vila Fernandes –, está sendo tocada por meio do “Prefeitura e Produtores”, projeto de parceria entre Prefeitura Municipal e produtores rurais de Pinheiros. A construção será concluída ainda este ano.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Agricultura, esta deverá ser a segunda maior barragem de Pinheiros, ficando atrás somente da Valter José Matielo, que é a maior do Estado do Espírito Santo. A capacidade de armazenamento da nova represa será divulgada em breve.

Outra aplicabilidade do projeto Prefeitura e Produtores, além de beneficiar diversos agricultores com o armazenamento de água, é aliviar declínios, ou seja, diminuir a inclinação de ladeiras, para melhorar o tráfego de veículos.

É o que está ocorrendo na estrada de ligação entre sede e Vila Fernandes, onde está sendo construída a barragem. Máquinas já trabalham na remoção de uma ladeira do local, considerada um velho problema para transeuntes.

O trecho tem causado atolamento de veículos, intransitabilidade, acidentes e dificuldade do escoamento da produção agrícola do município durante o tempo chuvoso. Mas esses contratempos estão com os dias contados.

“Com o projeto Prefeitura e Produtores, além de beneficiarmos o homem do campo com o acúmulo de água, acabaremos com o transtorno de ladeira que, em períodos de chuva, inviabiliza o transporte de parte da produção agrícola do município”, destacou o prefeito Arnóbio Pinheiro.

O prefeito informou, ainda, que o projeto prevê a construção de mais barragens e a atenuação de mais ladeiras no interior. A próxima obra acontece na mesma região, na estrada que liga Vila Fernandes à ES-313, rodovia Mário Covas.