Pela primeira vez na história de Pinheiros, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) formou estudantes de Ensino Superior dentro do município.

O fato, considerado histórico para a Educação local, foi possível por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Pinheiros, um dos três melhores polos universitários do Estado, de acordo com avaliação do Ministério da Educação (MEC).

A colação de grau dos alunos acontece na próxima sexta-feira, dia 14, na quadra da Igreja Católica, localizada no Centro. Autoridades do município, da Ufes e convidados dos graduandos irão participar do evento.

Os 70 universitários se formaram em Pedagogia (22), Filosofia (13), Artes Visuais (10), Biologia (12) e História (13). A expectativa é de que não haja demora para que os novos profissionais sejam inseridos no mercado de trabalho.

“Eles serão aproveitados por diferentes instituições e, também, nos próximos processos seletivos da administração municipal, pois sempre faltam profissionais para atuar nas áreas em que eles se formaram. Essa formação é um presente para Pinheiros”, salienta a coordenadora do Polo UAB de Pinheiros, Wanésia Gláucia Fabris Fávaro.

Polo UAB de Pinheiros

O polo UAB de Pinheiros é mantido por parceria firmada entre Ufes, Prefeitura Municipal, Governo Federal e Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Para o prefeito Arnóbio, dar suporte ao polo é investir na educação, no desenvolvimento de pessoas e, consequentemente, de Pinheiros.

“É uma satisfação ver realizados sonhos de tanta gente lutadora e saber que esse é um investimento em pessoas, que é o maior patrimônio do município. Ao lutar pela educação, também investimos no desenvolvimento social e econômico da cidade”, observou o chefe do Executivo.

Bastante requisitada, a UAB pinheirense atende a 12 municípios, sendo alguns de fora do Estado, dentre eles Ponto Belo, Mucurici, Montanha, Pedro Canário, São Mateus, Conceição da Barra, Nova Venécia, Boa Esperança, Santa Maria, Niterói (RJ), Nanuque (MG) e Teófilo Otoni (MG).  

Para conquistarem as vagas e ingressarem nos cursos, que são gratuitos, os estudantes participaram de vestibular tradicional. As aulas foram realizadas na modalidade Ensino A Distância (EAD), duas vezes por semana, com direito a sessões de campo e seminários.

Atualmente, o polo possui cerca de 140 alunos matriculados em diferentes cursos de graduação, especialização e pós-graduação. A UAB de Pinheiros está localizada no bairro Nova Canaã.