A Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Pinheiros acaba de receber um pluviômetro automático, equipamento moderno cuja distribuição faz parte do projeto “Pluviômetros Automáticos”.

O objetivo do programa – de iniciativa do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) –, é ampliar e complementar a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil, para melhorar as previsões de redução de danos e perdas humanas.

O município foi contemplado porque está na lista de 821 municípios considerados prioritários para gestão de risco de desastres naturais no âmbito do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres.

O pluviômetro é um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local.

O aparelho, que já foi instalado pelo Cemaden, envia os dados de forma automática e a energia elétrica que o alimenta é gerada por uma placa fotovoltaica.

Dessa forma, os pluviômetros automáticos se conectam aos servidores do Cemaden e transmitem dados dos acumulados de chuva, em milímetros, a cada dez minutos. Caso não esteja chovendo, o pluviômetro se conectará apenas uma vez a cada hora, enviando o acumulado de zero milímetro dos últimos 60 minutos.