Foi anunciado, na noite desta quinta-feira (1º), no Salão São Tiago, do Palácio Anchieta, os oito projetos vencedores do Prêmio Inoves Ciclo 2016. Onde o projeto Transporte Literário de Pinheiros foi um dos ganhadores.

O Projeto “Transporte Literário” foi pensado, planejado e estruturado com o objetivo principal de promover uma aproximação significativa dos alunos que usam o transporte escolar com o mundo fascinante da leitura, ampliando o conhecimento lingüístico e cultural dos discentes, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento das habilidades leitoras bem como a formação de valores para uma atuação mais reflexiva na comunidade em que está inserido.

Em 2015, o projeto foi implementado em cinco linhas do transporte escolar e atendeu cerca de 200 alunos que utilizam o transporte para se locomoverem para a escola. O trabalho desenvolvido pelos monitores e motoristas ganhou forças e como resultado do trabalho, o projeto participou em 2015 do Prêmio Inoves ficando classificado entre os100 projetos inovadores capazes de modificarem a gestão e a melhorarem a qualidade de vida da sociedade.

Neste ano de 2016, a Secretaria de Educação, em parceria com a Prefeitura Municipal, adquiriu novos livros de literatura infantil e juvenil para que as viagens realizadas pelos alunos do meio rural continuem sendo prazerosas e agradáveis.

Os trabalhos concorrentes foram avaliados durante quatro meses por uma banca examinadora voluntária, formada por especialistas em gestão pública da iniciativa pública e da privada, reconhecidos no meio acadêmico. Mais de 1.800 horas foram dedicadas pela banca para definir os oito vencedores e os destaques especiais do Ciclo 2016.

Durante a premiação, as equipes vencedoras receberam os troféus do Inoves. Além disso, ganharão um prêmio de R$ 16 mil em equipamentos de informática e terão suas boas práticas divulgadas na Revista Inoves. Confira abaixo as listas de projetos vencedores e dos que ganharam menção especial de destaque neste ano.

Em sua fala o secretario de Educação Carlos Roberto Soares Canguçú, agradeceu a todos os envolvidos para a realização e andamento do projeto e que esse prêmio é de todos e reforçou o apoio do prefeito Antonio Carlos Machado para a concretização desse projeto literário.

“Gostaria de agradecer a todos os envolvidos na realização e execução desse projeto por se empenharem ao máximo para hoje recebermos esse prêmio, que, vem para reconhecer um trabalho que sempre é feito com amor, porque nós da educação pensamos e acreditamos que o futuro do nosso município, estado e país estão na educação.

Gostaria de agradecer em especial a equipe da secretaria de educação pelo esforço para tornamos esse projeto realidade, escolas, alunos, motoristas, monitores, família e principalmente o apoio do prefeito Antonio Carlos Machado, pois não mediu esforços para desenvolvermos esse projeto, cobrou, apoiou, incentivou e hoje todos nós estamos mais que felizes, por esse reconhecimento com essa premiação, a todos da equipe da secretaria de educação, a todos da administração obrigada pelo empenho e apoio gestão inovadora se faz assim.”

Destaque Inovação na Gestão Municipal – Região Norte

Projeto: Transporte Literário

Organização: Secretaria Municipal de Educação/ Prefeitura Municipal de Pinheiros