Pinheiros amplia compra de produtos da agricultura familiar

Cerca de 80 agricultores familiares de Pinheiros estiverem presentes no Espaço do Nordeste para participar do Programa e Mercados para Agricultura Familiar, uma parceria entre a prefeitura de Pinheiros, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria de Educação, o INCAPER e COOPTRAES (Cooperativa de Prestação de Serviço Técnico da Reforma Agrária do Espírito Santo). O objetivo do encontro foi orientar, esclarecer e dar suporte aos agricultores familiares para venderem seus produtos para o Município, adaptando-se aos programas nacionais de venda de produtos agrícolas para merenda escolar. Os programas vigentes no município são: Compra Direta, uma parceria com a SETADES (Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos), que destina cerca de R$ 69.000,00 (sessenta e nove mil reais) para compra de alimentos para entidades como: asilo, COOPBEM, Fundação Presbiteriana, APAE e para as escolas municipais; PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, uma parceria com a Associação de Produtores do Assentamento Nova Conquista, Nova Vitória e 11 de Agosto, beneficiando cerca de 32 famílias com um total de R$ 141.000,00 (cento e quarenta e um mil reais), e o Programa Nacional de Alimentação Escolar, sendo que Pinheiros destinou 45% do valor dos recursos para compra de produtos da agricultura familiar, num total de R$ 136.000,00 (cento e trinta e seis mil reais). Para o secretário de agricultura de Pinheiros, Valter José Matielo, o grande objetivo é motivar e capacitar os agricultores para o desenvolvimento dos programas. “O destaque em relação aos programas, reside na oportunidade concreta dos agricultores familiares poderem realizar com segurança a comercialização de suas produções, melhorando a rentabilidade e a qualidade de vida. Pretendemos assim, aumentar os resultados em 2012 em número de famílias e recursos”, destaca o secretário. [caption id="attachment_367" align="aligncenter" width="600" caption="Gilvan apresentou números e destacou o estímulo da prefeitura ao desenvolvimento da agricultura familiar."][/caption] Segundo o Coordenador de Alimentação Escolar de Pinheiros, Gilvan Costa, a capacitação trás bons resultados tanto para o produtor quanto para o município. “Nosso objetivo é estimular o desenvolvimento da agricultura familiar no município melhorando sua renda, e levar alimentos com mais qualidade e sabor à mesa dos nossos alunos, assim todo mundo sai ganhando”, ressalta Gilvan. O Prefeito Antonio Carlos Machado, o Antonio da Emater, que também é técnico agrícola apóia e não mede esforços para fortalecer os programas no município. “Eu tenho um carinho especial com o homem do campo, foram anos de trabalho no INCAPER e de contato direto com os agricultores, por isso acreditamos e apoiamos cada vez mais a agricultura, dando a eles a garantia de uma rentabilidade melhor para sustento das famílias. Em troca teremos em nossas casas e escolas, um alimento saudável e de qualidade, por isso nossa administração se preocupara tanto em orientar e capacitar os agricultores familiares para que se adéquem aos programas do governo, tanto que vamos disponibilizar para 2012 dois técnicos para ficarem a disposição dos programas junto a INCAPER”, revela o prefeito. Só em 2011 foram adquiridos aproximadamente R$ 346.000,00 (trezentos e quarenta e seis mil reais) de produtos vindos da agricultura familiar, beneficiando 78 famílias pinheirenses dos programas citados, e trabalha-se um aumento desses números para 2012.

Publicado em quarta-feira, 14 de dezembro de 2011