Comerciante e empreendedores elogiam organização do Comércio Total em Pinheiros

Com objetivo de contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do comércio varejista e de prestação de serviços, a Prefeitura de Pinheiros, por meio da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico (AMDE), SEBRAE e Agência de Desenvolvimento em Rede do Espírito Santo (ADERES), realizaram uma semana de palestras para comerciantes, microempresários, empreendedores individuais e funcionários.

Do dia 19 a 23, durante a realização do programa “Comércio Total”, os participantes prestigiaram a abordagem de temas como “Atendimento ao Cliente”, “Técnicas de vendas”, “Formação de Preço de Venda”, “Controles Financeiros para o Varejo e Serviços”, “Gestão de Estoque”, “Visual de Loja” e “Acesso ao Crédito”.

O Comércio Total foi marcado pela participação maciça do público, que chegou a impressionar os palestrantes pela quantidade de pessoas que prestigiaram o evento realizado no auditório da Primeira Igreja Batista de Pinheiros. “Quando chego a um local e vejo esta quantidade de participantes, fica demonstrado que a mobilização foi boa e o povo entendeu a mensagem. A vontade de se qualificar falou mais alto que qualquer obstáculo”, disse o palestrante e consultor do SEBRAE Renato Neves.

Durante a ministração das palestras os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o tema abordado e solicitar consultoria em sua empresa da palestra assistida. “Aprendi muito com as palestras. O que mais gostei foram às técnicas de vendas a vista e a prazo, e como proceder com os inadimplentes, e também que não podemos vender somente para amigos, parentes e sim aqueles que possam nos pagar, ou seja, devemos selecionar os nossos clientes para que não tomemos prejuízos e nos levem a falência, aprendi também como administrar o meu comércio e ter controle da entrada e saída de caixa” explicou a comerciante Célia Souza Santos de Oliveira, proprietária de um supermercado no bairro Santo Antônio. É a primeira vez que participa de um evento desta.

Já pensando em montar o seu próprio negócio no futuro, o adolescente Álvaro Lourencine Procópio, 13 anos, foi o participante mais jovem do evento. Ele aproveitou o Comércio Total para tirar dúvidas e, empolgado com a palestra, deu sugestões de como melhorar os negócios.

Álvaro ressaltou a importância o aprendizado adquirido ao assistir as palestras, principalmente com as técnicas de vendas e como colocar preço nos produtos para gerar lucros para a empresa após pagarem as despesas. “Vou repassar tudo que aprendi para o meu patrão e colegas. Espero que a prefeitura continue com estes trabalhos, pois percebi que muitos comerciantes não tinham conhecimento de vários assuntos abordados”, apontou Álvaro, que trabalha como aprendiz em uma loja de produtos para agropecuária.

Realizado através de uma parceria entre a prefeitura de Pinheiros e o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), ADERES (Agência de desenvolvimento em Rede do Espírito Santo) e CDL (Câmara de dirigentes lojistas de Pinheiros), o Comércio Total supriu várias necessidades que os próprios comerciantes e funcionários afirmaram existir no comércio local.

“As pessoas entenderam a mensagem da importância da capacitação e o investimento no ser humano”, pontuou o prefeito Antonio Carlos Machado, o Antonio da Emater, afirmando que o crescimento do município se deve ao esforçado trabalho do comércio de Pinheiros. “Reconhecemos as parcerias dividimos as conquistas e devolvemos cada gota de suor do trabalhador em obras que atenderão a todos”, disse Antonio.

Kátia Rodrigues Borsói, presidente da CDL de Pinheiros lembrou que as parcerias fortalecem o comércio, os comerciantes acreditam mais e todos que participam saem ganhando. “Os trabalhos de sucesso sempre trazem bons resultados”. O evento, para Silvia Damasceno Machado foi uma oportunidade para enriquecer o conhecimento e traçar metas para garantir um negócio de sucesso.

Para o representante da Aderes, Luiz Felipe, o Comércio Total permite ao comerciante ou empreendedor identificar problemas em seu negócio e a mentalidade após a participação no programa muda totalmente.  “As palestras despertam o comerciante a conhecer melhor o seu comércio”, destacou o representante do SEBRAE Wilson Marchiori.

Todos os participantes do projeto “COMÉRCIO TOTAL” poderão solicitar duas consultorias gratuitas dos temas abordados durante a semana de palestras e a Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico entrará em contato com todos os participantes para agendar a entrega dos certificados e oferecer mais palestras.

Publicado em sexta-feira, 23 de setembro de 2011