Sabor, saúde e diversidade, na merenda escolar

[caption id="attachment_255" align="aligncenter" width="600" caption="Além de conhecer novas receitas, as merendeiras aprenderam a aproveitar as principais partes dos alimentos, higienização e fazer merenda cada vez mais saudável."][/caption]

Com objetivo de proporcionar uma merenda cada vez mais saudável, diversificada e saborosa aos alunos da rede municipal de ensino, a prefeitura de Pinheiros, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou pelo quarto ano consecutivo, uma capacitação para todas as merendeiras com a temática Alimentação Saudável na merenda escolar. Para deixar o curso mais atrativo a prefeitura escolhe profissionais de áreas diferentes de atuação, como nutricionistas e economistas domésticas.

O curso, que conta com a parceria do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), teve a participação de vinte e cinco merendeiras que aprenderam novas receitas, aproveitamento de todas as partes dos alimentos, além das etapas de higienização com os alimentos e como oferecer uma merende cada vez mais saudável aos alunos. Após o curso as “tias da cantina” poderão oferecer uma merenda diferente, colorida e saborosa para conquistar a criançada, além de ensiná-las que comida saudável também pode ser gostosa.

Para ensinar as merendeiras dicas e novas receitas a Economista Doméstica do SENAR, Jozyellen Nunes da Costa, dividiu o curso em dois momentos. Um teórico, aplicado em um dia, e outro prático durante dois dias, quando as merendeiras puderam por em prática e saborear tudo que aprenderam. “Nosso objetivo é melhorar cada vez mais a merenda servida, pois qualquer descuido poderá ser muito prejudicial à saúde de quem consome. Queremos que essas profissionais entendam que elas também precisam educar aos alunos sobre a questão nutricional dos alimentos”, explica a consultora do SENAR.

Assim, a prefeitura de Pinheiros busca todo ano fazer uma reciclagem profissional, ensinando às profissionais da cozinha como explorar melhor os alimentos e todas as suas partes e a conhecer seus valores nutricionais. Durante o momento prático as merendeiras aprenderam a fazer 30 receitas diferentes, entre doces, salgados e massas, visando aumentar a qualidade, a diversificação e o sabor das merendas.

Para a nutricionista da prefeitura de Pinheiros, Paula Caroline Orletti, todo profissional deve estar sempre se atualizando para oferecer um serviço sempre de qualidade. “Nossa merendeiras sempre abraçam e apóiam essas iniciativas. Elas participam, tiram dúvidas e se dedicam muito às capacitações. Cada palestrante que vem deixa sempre algo de novo e inovador para colocarmos em prática no dia a dia da merenda escolar. Hoje temos um ambiente muito favorável ao preparo de uma merenda saudável, como a Lei, que obriga que 30% da verba para merenda escolar seja da agricultura familiar. Assim temos sempre ao nosso alcance alimentos frescos, geralmente os produtores colhem de manhã e antes do almoço as verduras, legumes e folhas já estão nas escolas para que as merendeiras possam usar sua criatividade e fazer uma merenda bem gostosa. Além de melhorar a alimentação dos alunos, essa lei contribuiu para gerar renda para o município e para apoiar os pequenos produtores da nossa cidade”, destaca a nutricionista.

Para a merendeira Angelina da Silva Santos, esses cursos ajudam os profissionais a preparar uma comida cada vez melhor para as crianças. “Além de aprender para o trabalho podemos levar esses ensinamentos para casa e ensinar a família a ter uma alimentação melhor. Aprendemos a receber, limpar, armazenar, conhecer e a preparar os alimentos, aprendemos muito”, afirma Angelina.

O curso teve duração de três dias e acontece todos os anos, sempre com um profissional diferente e capacitado na área nutricional. Depois dos cursos as merendeiras colocaram em prática tudo que aprenderam e tiveram a oportunidade de provar e aprovar as receitas e dicas da consultora.

Publicado em sexta-feira, 09 de setembro de 2011