Folclore é tema de evento apresentado por estudantes de Pinheiros

[caption id="attachment_250" align="aligncenter" width="600" caption="Lendas, tradições, brincadeiras e crenças brasileiras, foram temas das apresentações dos estudantes."][/caption]

Para comemorar em grande estilo e resguardar algumas lendas, tradições, brincadeiras e crenças brasileiras, a Escola Municipal de Ensino Fundamental José Pinheiros preparou uma manhã muito divertida, para comemorar com os alunos o Dia do Folclore. Os alunos aprenderam que o folclore também é alimentação, artesanato, religiosidade e vestimentas.

Para reviver tais costumes a direção da escola não ficou só nas apresentações, as comidas típicas também fizeram parte das comemorações. Um delicioso feijão tropeiro foi servido e doce de abóbora. A criatividade e o talento foram expostos através da amostra de artesanatos e enfeites regionais, e os alunos usaram vestimentas típicas.

Estudantes da Escola Estadual Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes enriqueceram a comemoração com apresentação de danças típicas da Espanha. Para dar continuidade à diversão os alunos, de 6 a 12 anos, fizeram questão de mostrar que são bons artistas e que ensaiaram muito para se apresentarem. Foi uma grande demonstração de alegria e dedicação, com apresentações de cantigas, danças, brincadeiras, encenação, trava língua, desafios e quadrinhas, todos com roupas típicas ou fantasias.

Para o aluno Michael dos Santos Oliveira, 10 anos, o mais divertido é a interação entre alunos e professores. “A ‘Tia’ nos ajudou muito e todos quiseram aprender direitinho, tudo para fazer uma apresentação bem bonita. Nos sentimos importantes, porque todos assistiram nossa apresentação. O que eu mais gostei foi ouvir a história do animais e dos brinquedos, principalmente do curupira, porque ele defende as matas.  Das apresentações a mais bonita e legal foi da Dona Baratinha, que foi muito alegre e divertida”, conta Michael.

Segundo a professora e coordenadora pedagógica, Erica Silva Campos, o projeto é uma forma de reviver e ensinar os costumes. “O projeto foi implantado desde a alfabetização, pois sabemos da importância de conhecer a nossa cultura, que é muito rica. Muitas vezes, esses costumes, crenças e tradições, são passados de pais para filhos, mas com as modernidades – televisão, computador e outras tecnologias –ficaram um pouco de lado. Objetivo da escola é resgatar a cultura do país ensinado cantigas, trovas, brincadeiras, canções, história dos brinquedos e dos personagens mágicos”, destaca a professora.

Os alunos encantaram professores, visitantes, pais e a si próprios com apresentações que trouxeram para perto da escola um pouco das belezas e tradições que o Brasil possui.

Publicado em quinta-feira, 08 de setembro de 2011