Super Leitor aumenta visitas às bibliotecas de Pinheiros

[caption id="attachment_240" align="aligncenter" width="600" caption="O número de leitores aumentou consideravelmente após lançamento do Concurso."]Ascom/PMPin[/caption] Com o objetivo de estimular o hábito da leitura e a frequência dos alunos nas bibliotecas Newton Braga, Força da Leitura (biblioteca comunitária do Bairro Santo Antônio) e a biblioteca distrital Viagem na Leitura (São João do Sobrado), a Secretaria de Educação da prefeitura de Pinheiros, está realizando o II Concurso de Leitura da Biblioteca Municipal “Newton Braga”, que premiará o aluno que mais ler livros entre 23 de agosto e 6 de dezembro/2011.

O Concurso tem a meta de instigar a prática da leitura e escrita dos alunos das escolas de ensino fundamental. O aluno que atingir a marca de “Aluno Super Leitor” será premiado com livro, certificado e prêmio surpresa.

Em apenas dez dias do início do concurso, a biblioteca comunitária do bairro Santo Antonio já está tendo uma procura duas vezes maior do que nos outros períodos do ano e, a expectativa é que até o final do concurso, em dezembro, a frequência dos alunos aumente ainda mais.

Segundo a auxiliar da biblioteca Força da Leitura, Maria Aparecida Silva Santos, desde a primeira edição do concurso, percebe-se um maior interesse dos alunos pela leitura. “Depois do concurso o número de fichas para levar os livros para casa duplicou, vemos muito mais interesse dos alunos em frequentar a biblioteca. Antes eles vinham só pelo prêmio, mas aprenderam a ter gosto pela leitura. O concurso despertou nos alunos a magia e o amor pelos livros”, enfatiza Maria Aparecida.

O prefeito Antonio Carlos Machado (PSB), o Antonio da Emater, disse que projetos como esse estimulam a aprendizagem e o desenvolvimento cultural e pedagógico das crianças. “Sempre fui um leitor assíduo e procuro passar esse hábito para meus filhos, mostrando para eles, que além de ser fundamental para obter conhecimento e ajudar a pensar, o habito da leitura é muito prazeroso, pois descobrimos mundos e coisas novas. Por isso a administração faz questão de apoiar e incentivar esse tipo de projeto, que ensina aos alunos a terem consciência da importância da leitura para a vida deles”, destaca o prefeito.

Podem participar do concurso alunos do Ensino Fundamental devidamente matriculados e que não estiverem devendo livros nas bibliotecas. Para proporcionar maior equilíbrio na “competição”, os alunos foram divididos em duas categorias: alunos de 2ª a 4ª série (3º a 5º ano) e de 5ª a 8ª série (6º a 9º ano). Serão premiados 1º, 2º e 3º alunos que mais lerem livros de cada categoria e de cada biblioteca. Para comprovar a leitura, os alunos devem preencher a Ficha de Leitura, com dados da escola, dados pessoais e resumo dos livros.

Os alunos já se tornaram frenquentadores assíduos das bibliotecas e estão a “todo vapor” na busca de livros e de histórias cada vez mais divertidas, tanto que, com menos de um mês de concurso, o aluno da escola Governador Carlos Lindenberg, Gabriel Balbino dos Santos de 13 anos, está quase atingindo a marca alcançada pelo Super Leitor de 2010, que leu 125 livros. “Aprendi a gostar de ler quando a biblioteca abriu, então mesmo antes do concurso eu já gostava de ler, mas agora estou lendo muito mais.  O Concurso ensina a gente a gostar de ler e estimula os alunos a terem mais conhecimento e ajuda nas redações e interpretar melhor os textos.  Já fiz resumo de 80 livros e até o final do concurso quero ler mais de 200”, declara Gabriel, que procura sempre os livro de Pedro Bandeira para ler.

Outra super aluna, é a Driely Balbino dos Santos, 10 anos, que participada na categoria de 2ª a 4ª série. “Eu já li 48 livros. As vezes eu era preguiçosa para ler, depois que abriu a biblioteca eu descobri o mundo da leitura e o Concurso me trouxe muito mais vezes à biblioteca. Agora aprendi a resumir e interpretar, que eu não sabia muito bem, hoje acho mais fácil”, confessa Driely, que está encantada com a coleção Quando eu estou sentindo, da autora Trace Moroney, que descreve vários sentimentos como: inveja, bondade, felicidade, medo, entre outros.

A coordenadora das bibliotecas, CristianeValéria Manzoli Parteli avalia que os alunos que se dispõe a desvendar o mundo mágico da leitura e a frequentar as bibliotecas já são super leitores. “O Concurso, mais que premiar, busca incentivar e fomentar ainda mais a prática da leitura nas crianças, pois a Secretaria de Educação considera que ler e escrever são ações que amadurecem o pensar humano, estimula e possibilitam novas formas de expressão, além, é claro, de fazê-los experimentar uma intimidade constante e prazerosa com a leitura”, explica a coordenadora do projeto CristianeValéria.

A secretária de Educação, Irany Oliveira Dias, esclarece que o projeto visa difundir o hábito da leitura desde as séries iniciais. “Estimular a leitura desde a infância é muito importante. As crianças devem desenvolver o gosto pela leitura desde pequenas, para que quando atinjam a adolescência e a fase adulta continuem com esse hábito. Também é importante, que os alunos conheçam e freqüentem nossas bibliotecas e as vejam como um recurso educativo útil e necessário para a vivência escolar” destaca Irany.

O resultado oficial com os nomes dos premiados e a data da premiação serão divulgados no dia 09 de dezembro nas bibliotecas envolvidas e nas escolas de ensino fundamental. Para quem quer se tornar um Super Leitor é só começar a frequentar as bibliotecas e ler o máximo de livros que conseguir. Mas é importante destacar que não basta ler muitos livros, a qualidade, atenção e atendimentos demonstrados nos resumos vão contar pontos na hora da avaliação.

Publicado em sexta-feira, 02 de setembro de 2011