PINHEIROS E CITROS: UM CULTIVO, INÚMERAS VANTAGENS

Características agronômicas, clima favorável e empenho dos produtores fazem de pinheiros uma cidade superprodutiva

- Para o consultor agrícola Leandro Petenucci, o cultivo de citros no município é uma ótima escolha. “Os citros se adaptaram extremamente bem em Pinheiros. Em termos de características agronômicas a região é propícia e tem um clima favorável para alta produção de laranja, tangerina e limão. A planta se comporta super bem e é superprodutiva. O sabor, a textura e o cheiro são melhores do que as frutas paulistas”, relata Leandro.

- Outro ponto a favor do cultivo é a proximidade com São Paulo e Rio de Janeiro. “Esses estados são mercados extremamente consumidores, e Pinheiros está bem localizado”. Além da logística e características de solo e clima, o consultor aponta ainda outra vantagem para o cultivo de citros no município.

- “Hoje o maior desafio da agricultura dos citros é uma doença chamada greening. É a mais desafiadora. Depois dela temos podridão floral, pinta preta e doenças florais. No município de Pinheiros não temos greening, a podridão é muito fácil de controlar por conta do clima, da altitude e da localização geográfica”, explica.

- Em Pinheiros, os produtores estão evoluídos, quando comparados a São Paulo e Minas Gerais, com um bom manejo com pivô e gotejamento. O mais prático é o sistema de pivô.

- Quanto aos entraves para produção está a mão de obra, apesar de ser uma cultura que exige menos que o café e a pimenta-do-reino; “A mão de obra é bem menor do que todas as culturas tradicionais de vários municípios”, comentou o consultor agrícola Leandro Petenucci.

DA VENDA IN NATURA, A REFERÊNCIA EM PRODUÇÃO DE SUCO

- Com uma área cultivada de 200 hectares de laranja, limão e tangerina, e uma produção de aproximadamente 40 mil litros de suco por mês, o interesse em produzir citros pelo produtor Edilson Favarato teve início há 25 anos, quando conheceu um cliente que cultivava limões, na época em que era médico oftalmologista na cidade de Eunápolis, na Bahia.

- Após se aposentar esteve em São Paulo, maior produtor de limão na época, para consultar técnicos e professores, além de ter se deslocado também à Embrapa de Cruz das Almas (BA) para adquirir mais conhecimento.

- A ideia de colocar em prática o cultivo surgiu em 2014, quando o Norte do Espírito Santo enfrentou umas das piores estiagens da história e sua atividade principal era a pecuária de corte.

- Em 2015 foi feito o confinamento para recuperar o gado, mas, em 2016 veio outra seca e o produtor apostou na diversificação. “Tive a ideia de recuperar a fazenda construindo barragens e investindo em agricultura. Como já tinha um pouco de conhecimento sobre limões, me aprofundei no assunto dos citros”, comentou.

- A fábrica de sucos ”Lorange”, fundada há três anos pela filha Lorenza Fróes Favarato Abikair, veio para agregar valor aos produtos, empregando mão de obra da região: todos os colaboradores são de São João do Sobrado. Os frutos utilizados na fabricação são cultivados na fazenda, mas a laranja, há registros de falta em novembro, dezembro e janeiro.

- “Temos que comprar um pouco de Inhambupe e Santo Antônio de Jesus, municípios da Bahia. No futuro próximo teremos nossas variedades de laranja tardias produzindo nesses três meses de falta. Nos outros meses, o excedente de produção de laranjas e limões vai para a Ceasa, no Espírito Santo”, comentou o empresário.

- O produtor pontua que, em relação às doenças, em Pinheiros não há, por hora, principais doenças registradas na região, mas, em estados como São Paulo e Minas Gerais o cancro cítrico e greening têm prejudicado os pomares.

- “É importante a intervenção do Governo do Estado proibindo a entrada de mudas clandestinas, hoje comercializadas em feiras livres. O ideal é a comercialização somente em viveiros telados e certificados para garantir a origem do fruto”, concluiu Edilson, destacando que os colaboradores já foram até a Embrapa Cruz das Almas (BA) para aprender sobre manejo e combate a pragas.

[Da edição "Especial Pinheiros". Matéria produzida pela revista Campo Vivo] [Publicação: Franklin Cirino Ribeiro - Assessoria de Comunicação]

Publicado em segunda-feira, 17 de junho de 2024