ESPECIAL PINHEIROS | PINHEIROS É O TERCEIRO MAIOR PRODUTOR DE BORRACHA DO ESPÍRITO SANTO

- Terceiro maior produtor de borracha do Espírito Santo, em 2022 Pinheiros produziu um total de 1.774 toneladas em 1.150 hectare, segundo o Painel Agro do Incaper.

- A introdução da cultura no município começou a ganhar força na década de 1980. Em 1984, impulsionados pelo Pro grama de Incentivo à Produção de Borracha Natural (Probor), a família Covre decidiu plantar seringa.

- Um dos pioneiros no plantio da espécie em Pinheiros, no início as mudas chegavam gradativamente ao município e plantaram apenas 15 hectares. Já na década de 1990 plantaram mais 15 hectares e a partir de 2003 chegaram a uma área de três mil hectares.

- Hoje, quase 40 anos após o primeiro plantio, alguns entraves atrapalham o pleno aproveitamento do seringal. É o que explica o sócio-proprietário do Grupo Covre, Carlos André Covre, o Carlito.

- “Temos problemas com a mão de obra. Todo processo da extração do látex é manual, e é um trabalho dependente de uma mão de obra mais qualificada. Devido isso estamos apenas com 30% da nossa área produtiva sendo sangrada. Isso ainda não está trazendo prejuízo para a lavoura, porém deixamos de ganhar nessas áreas que poderiam estar em plena produção. Além disso, temos problema com o preço que está abaixo do que seria o ideal”, relata Carlito.

- Uma vantagem, segundo Carlito, é o fato de a seringueira formar uma floresta, o que ajuda o meio ambiente. “A seringueira é uma segunda mata, ela vira uma floresta realmente, e isso é de suma importância para o meio ambiente”.

- Confiante, Carlito espera dias melhores tanto no preço, quanto na mão de obra.

[Da edição "Especial Pinheiros". Matéria produzida pela revista Campo Vivo] [Publicação: Franklin Cirino Ribeiro - Assessoria de Comunicação]

Publicado em quarta-feira, 05 de junho de 2024