ESPECIAL PINHEIROS | VISIONÁRIOS, PRODUTORES INVESTEM NA PRODUÇÃO DE CAFÉ DE QUALIDADE

- Filho de Miguel Arcanjo Schumacher, cafeicultor há quase 70 anos, o produtor Miguel Schumacher e os irmãos, acostumados com a produção de café desde criança, cresceram e se tornaram sócios nas lavouras de café da família, no Espírito Santo e na Bahia.

- Em Pinheiros, onde estão desde 2010, são 120 hectares produzindo e 80 plantados há pouco tempo. Para a safra deste ano a previsão é de uma colheita de 12 mil sacas. Visionários, tanto quanto empreendedores, há 6 anos a família resolveu produzir café de qualidade.

- Para isso, investe no uso de defensivos biológicos nas lavouras, trabalham preventivamente o surgimento de pragas e conquistaram a certificação 4C de qualidade dos grãos, da Nestlé, obtiveram o selo IMPACT em 2023 e estão trabalhando para obter o certificado Rainforest Alliance ainda em 2024.

- “Nossa meta é produzir café de qualidade e, para isso, estamos nos aprimorando, aperfeiçoando algumas certificações passadas pela Nestlé, trabalhando sempre o que temos de tecnologia para prevenir e não ter que corrigir pragas na lavoura. Queremos trabalhar 100% certo para atender nossos parceiros e fazer um café de qualidade”, pontua Miguel, que participa desde o primeiro concurso de café de qualidade de Pinheiros e sempre esteve entre os cinco primeiros colocados.

- Tão grande quanto o desejo do produtor de fazer café de qualidade é o desafio para alcançar esse objetivo. Miguel explica que fazer café de qualidade em grande quantidade é um gargalo.

- “Produzir 100, 200 sacas de café você consegue uma qualidade muito boa, mas com quantidade maior, é mais difícil, e tem sido um gargalo. Estamos tentando melhorar com prevenção, mas não tem sido fácil. O clima também é um desafio. A seca severa que tivemos na região no final de 2023 prejudicou o crescimento dos grãos e isso interfere na qualidade. Não é fácil, mas estamos buscando”, destacou.

[Da edição "Especial Pinheiros". Matéria produzida pela revista Campo vivo] [Publicação: Franklin Cirino Ribeiro - Assessoria de Comunicação]

Publicado em quinta-feira, 23 de maio de 2024