ESPECIAL PINHEIROS | MAMÃO: FRUTA DESPONTA COMO ALTERNATIVA PARA DIVERSIFICAÇÃO DE CULTURA E RENDA

- Apesar dos desafios, primeiros produtores não desanimaram e fizeram de Pinheiros o maior produtor da fruta no Estado Com uma produção de 126.000,00 toneladas em 1.400 hectares, segundo dados do Painel Agro do Incaper, Pinheiros é o maior produtor da fruta no Espírito Santo. Mas nem sempre foi assim.

- Sem orientação, os pioneiros no cultivo da fruta enfrentaram muitos desafios. Uma delas foi a família do Isaac Covre. O produtor, que começou em 1988 com 15 hectares, hoje planta 140, mas já chegou a 400, diz que na época disseram que plantar fruta era muito bom e resolveram ingressar.

- “Fizemos um teste com 15 hectares e depois plantamos mais 40, funcionou e continuamos plantando. Foi muito desafiador, apanhamos muito, não tinha orientação, não tinha experiência na cultura, a primeira roça não produziu muito, a segunda já foi melhor”, revela o produtor.

- “A doença também foi um desafio até a gente aprender sobre elas, mas continuamos investindo. Passamos a comprar semente importada e a lavoura melhorou muito. Em seguida, contratamos um consultor, e fomos em frente”, concluiu.

[Da edição "Especial Pinheiros". Matéria produzida pela revista Campo vivo] [Publicação: Franklin Cirino Ribeiro - Assessoria de Comunicação]

Publicado em quinta-feira, 23 de maio de 2024