QUE ORGULHO! PROFESSORAS PINHEIRENSES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SÃO SELECIONADAS PARA CURSO EM PORTUGAL

- Pinheiros continua ratificando sua vocação de gerar talentos. As professoras alfabetizadoras pinheirenses Luciane Fazolo e Eliene Souza dos Santos conquistaram as duas únicas vagas destinadas ao Estado para o curso de aperfeiçoamento “Alfabetização Baseada na Ciência (ABC)”. A capacitação – de nível internacional – será ministrada em Portugal.

- Com 186 pontos de um total de 200, Luciane conquistou a primeira colocação do Espírito Santo na seleção. Eliene alcançou o quarto lugar. Apenas cem vagas foram disponibilizadas para todo o Brasil no processo seletivo cujo edital foi lançado recentemente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

- A capacitação faz parte do “Programa Tempo de Aprender”, promovido pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e pelo Instituto Politécnico do Porto (IPP) – ambas as entidades sediadas de Portugal –, em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

- Luciane explica que a seleção consistiu em duas etapas, sendo a primeira a Análise de Técnica, na qual houve necessidade de comprovar vários requisitos exigidos para se tornar aptas a participarem do processo seletivo.

- A segunda foi a Análise de Mérito, que examinou a pontuação referente à Formação Continuada na área de alfabetização e aos projetos Plano de Intervenção Pedagógica e Plano de Formação Continuada, avaliados pela Comissão de consultores instituída pela CAPES e pela SEALF/MEC, no valor de 200 pontos.

- “Estamos muito felizes com a conquista porque com esse curso temos a pretensão de aprofundar nosso conhecimento em novas técnicas de alfabetização e, assim, contribuir com a formação de outros profissionais da área de alfabetização”, destacou Luciane.

- A viagem para Portugal está marcada para outubro deste ano. “O objetivo é de trocar experiências a respeito das práticas de alfabetização. Por lá ficaremos estudando por seis semanas – de novembro a dezembro – tendo as despesas custeadas pela CAPES e com o apoio da Prefeitura de Pinheiros.

- Luciane conclui: “Foram muitas horas de dedicação e estudos para concluirmos os projetos exigidos, mas valeu a pena. Hoje celebramos essa conquista e a compartilhamos com nossos colegas de profissão”.

O prefeito Arnóbio Pinheiro e a secretária municipal de Educação, Marinete Zamprogno, celebram a conquista das educadoras. Arnóbio destaca a importância dos investimentos do município no capital humano do setor. “Esse resultado, que é mérito das servidoras, também sinaliza que estamos no caminho certo ao investir não só na estrutura física das escolas, mas também nas pessoas ao incentivar e ampliar a formação continuada para os profissionais da educação”.

- Luciane Fazolo é professora alfabetizadora da Rede de Ensino de Pinheiros, graduada em Pedagogia e História. Atualmente atua também como supervisora na Escola Professora Arlene Geraldo, em Nova Venécia.

- Eliene Souza dos Santos é graduada em Pedagogia e, assim como a colega Luciane, atua como professora alfabetizadora na Rede Municipal de Ensino, Escola Vila Nova.

Franklin C. Ribeiro

Publicado em sexta-feira, 19 de agosto de 2022