PREFEITO ARNÓBIO ANUNCIA AUMENTO SALARIAL HISTÓRICO PARA FUNCIONALISMO PÚBLICO MUNICIPAL

- O prefeito Arnóbio Pinheiro anunciou, nesta quinta-feira (24), durante transmissão ao vivo nas redes sociais da Prefeitura de Pinheiros, o aumento e revisão salarial geral históricos para todos os servidores públicos municipais e reajuste do auxílio alimentação.

- Os destaques do anúncio são os de que pedreiros e motoristas irão receber mais de 40% de acréscimo, e parte dos professores pinheirenses vão passar a ganhar até mesmo mais que os de São Paulo, cidade mais rica do país.

- O projeto de Lei que estabelece o reajuste segue, agora, para apreciação e votação da Câmara Municipal, o que deve ocorrer no próximo dia 7 de março, quando acontece a próxima sessão da Casa de Leis.

- O prefeito salientou que, além de transformar diretamente a vida financeira dos funcionários públicos municipais, o aumento salarial e a injeção deste capital vai impactar positivamente em todos os setores que integram a cadeia comercial de Pinheiros.

- Arnóbio comentou, ainda, o incremento de salário dos professores, pedreiros e motoristas.

- “Oferecer o terceiro melhor salário do Estado para professores não estava bom para nós porque entendemos que a educação é o que move um país. Através da educação podemos resolver vários problemas. Portanto, professores, estamos anunciando que quem tem duas cadeiras, somando 50 horas, vai passar a receber R$ 6.390,00, retroativo a janeiro”, comunicou.

- “Sempre ouvi dizer que professor deveria receber igual a vereadores ou até mais. O que era utopia se tornou realidade”, enfatizou o prefeito. Arnóbio ainda explicou que o aumento é fundamentado em estudos detalhados e que, por isso, há condições fiscais seguras de manter a tradição da atual administração de pagar o funcionalismo em dia.

- “Vamos conceder, como muita honra, aumento salarial para os demais servidores do município. O que o pedreiro ganha é um absurdo. Mas estamos reparando isso: o aumento dos pedreiros será de 41%, assim como dos motoristas também, cuja defasagem é inaceitável”.

- O secretário municipal de Gabinete e Finanças, Val Andrade, falou sobre o processo de negociação, cálculos que resultaram no aumento. “Há quase um ano o Arnóbio vem cobrando reajuste, e todos nós estávamos nos preparando porque não adianta fazer com irresponsabilidade. Precisamos ter os pés no chão. Todo o processo foi conversado, calculado e, graças a Deus, chegamos a este nível. Quero agradecer ao Arnóbio, ao Edvan Alves, presidente da Câmara, aproveitando para agradecer a todos os demais vereadores, ao Alex Menezes, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, e a todos os demais funcionários”.

- Os funcionários públicos municipais também terão reajuste do auxílio alimentação em 43%.

- Além de Arnóbio, Val Andrade, Edvan Alves e Alex Menezes, participaram do anúncio o diretor da Central Municipal de Regulação, Marcelo Campos, do procurador municipal, Eric Silvestre, e do assessor da prefeitura, Fábio Franco.

CONFIRA A RELAÇÃO DO PERCENTUAL DE AUMENTO/REVISÃO SALARIAL DAS CATEGORIAS:

1- AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO (TODOS SERVIDORES): REAJUSTE DE 43%

2- MAGISTÉRIO E SECRETÁRIO ESCOLAR: REAJUSTE DE 33,24%

Obs.: utilizando a metodologia de cálculo do governo federal, que considera jornada de 40 horas, o professor de Pinheiros terá o salário médio de R$ 5.112; o professor do município que trabalha dois turnos terá o salário médio de R$ 6.390. Isso coloca Pinheiros entre os melhores salários da educação básica pública do país, maior até que o da cidade mais rica do Brasil, que é São Paulo.

Obs.: por ser pago com verba federal, esse aumento será com efeito retroativo a janeiro.

Obs.: importante lembrar que, como temos colocado o nosso piso acima do nacional de uns anos pra cá, este ano bastaria reajustar somente 16% no nível 1 que já enquadraríamos dentro da lei. Mas nossa política sempre foi de valorização, por isso resolvemos conceder integralmente os 33% para todos os níveis.

3- AGENTES DE SAÚDE, DE ENDEMIAS E AMBIENTAL: elevação do piso para R$ 1.750,00.

Pela obrigação legal, bastaria reajustarmos em 10%, mas sabemos que a categoria vem tendo um entrave com o governo federal, que sinalizou apenas com os 10%, e estão pleiteando esse valor. Resolvemos sair na frente e, independente do governo federal conceder ou não, nós já vamos conceder esse piso de R$ 1.750,00 que pede a categoria.

4- CORREÇÃO DE ALGUMAS INJUSTIÇAS HISTÓRICAS: Há alguns cargos efetivos e antigos que não possuem categoria própria, assim como os professores e agentes. Por isso, ao longo dos anos, tiveram seus vencimentos defasados pouco a pouco, tendo alguns chegado até um salário mínimo, de tanto que defasou. São eles: assistente administrativo; auxiliar administrativo; auxiliar de farmácia; almoxarife: auxiliar de contabilidade; auxiliar de tesouraria e técnico de enfermagem. Para esses, anunciamos reajuste de 24%.

- Para motorista e pedreiro: reajuste de 41%;

5- REVISÃO GERAL: todos os demais cargos, inclusive os estagiários, terão reajuste de 15,74%, que corresponde a reposição inflacionária desde março de 2020.

Publicado em quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Atualizado em quinta-feira, 03 de março de 2022