PINHEIROS É PRIMEIRO MUNICÍPIO CAPIXABA A RECEBER O “CIDADES DIGITAIS”

- Pinheiros é o primeiro município do Espírito Santo a ser contemplado com o Cidades Digitais, programa que vai disponibilizar internet gratuita em alguns locais do município e que irá interligar os departamentos da administração pública em um só servidor, facilitando e agilizando a conexão entre eles.

- De acordo com informações do Ministério das Comunicações, só quatro cidades capixabas foram selecionadas para receber o projeto, isso entre 2012 e 2014. E Pinheiros, atualmente, é o único que tem a implantação do programa quase concluída.

- Em publicação em seus perfis oficiais em redes sociais, o vice-prefeito de Pinheiros, Aloísio Lula, informou que a instalação está na fase da migração da rede anterior para o novo link.

Aloisio completa: “Posteriormente poderá avançar para um sistema de voz e vídeo. Isso é modernização da gestão pública no mundo das tecnologias de comunicação”.

- Ainda conforme dados do Ministério da Comunicação, Pinheiros recebeu cerca de 9 quilômetros de fibra óptica subterrânea, que vai interligar 29 prédios públicos. Haverá três pontos wi-fi abertos para a população, sendo um na Praça Baiana, um na Praça Saudável do bairro Vila Nova e o último no Espaço Futuro, no bairro Galileia. O investimento total é de aproximadamente R$ 1 milhão.

- Os objetivos são modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento local por meio da tecnologia.

Publicado em segunda-feira, 17 de janeiro de 2022