MÉDICOS TERCEIRIZADOS JÁ ATUAM NO HOSPITAL E TÊM ESCALA DEFINIDA PARA PRÓXIMOS MESES

A escala de médicos do Hospital Municipal (HP) para outubro, novembro e dezembro já está completa, com a oferta de dois plantonistas e, se necessário, até três. A informação é do secretário municipal de Saúde, Ivan Silvestre.

A cobertura médica integral da unidade hospitalar está sendo possível depois que a Prefeitura de Pinheiros e o Consórcio CimNorte Saúde firmaram convênio para a contratação de uma empresa terceirizada que cede os profissionais, por meio do Programa de Serviços Médicos. Os recursos para manter o convênio são provenientes do Fundo Municipal da Saúde.

A luta para sanar a crise de escassez de serviços médicos na região já vem sendo travada há alguns meses. A solução veio após diálogos desenvolvidos entre os municípios integrantes do consórcio CimNorte, que é liderado pelo prefeito Arnóbio Pinheiro.

Prefeitos e equipes de saúde chegaram ao consenso de que a contratação de uma empresa para ceder médicos aos municípios seria a fórmula mais adequada para aplicar à situação, que exigia urgência.

FALTA DE MÉDICOS NA SEGUNDA-FEIRA

Na última segunda-feira (11), apenas horas antes da empresa começar a fornecer os profissionais, o HP atingiu o pico da crise quando, num dia atípico, ficou sem médicos para atender. Pouco tempo depois, a escala já estava organizada e os médicos terceirizados, disponíveis.

Ivan Silvestre falou sobre o ocorrido e a respeito da busca do município por mais médicos em meio à crise de falta de profissionais na região.

“Ficamos muito apreensivos com o que ocorreu na segunda-feira no hospital e não há desculpas: a unidade não pode ficar sem médicos. No entanto aquele foi um dia anormal. Horas depois a empresa já começaria a fornecer os médicos. Pedimos desculpas à população e queremos informar que, apesar de termos encontrado a solução na contratação da empresa por meio de convênio com o CimNorte, vamos continuar empenhados em admitir mais e mais médicos pelos meios tradicionais, como processo seletivo, quanto por meios não convencionais".

Publicado em quinta-feira, 14 de outubro de 2021