PINHEIRENSE FAZ HISTÓRIA E É PIONEIRO EM CULTIVO DE TRIGO PARA FINS COMERCIAIS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Quem um dia poderia sonhar que terras pinheirenses produziriam trigo e que o município seria pioneiro na produção do grão com fins comerciais no Estado do Espírito Santo? Pois o produtor rural Arthur Orletti não só sonhou como ousou transformar o sonho em realidade.

A produção do cereal em Pinheiros deu certo e está em franco avanço na propriedade do Arthur, que vai fazer história ao realizar a primeira colheita comercial de trigo do Estado. Depois de concluir a fase experimental, agora o triticultor iniciou a segunda colheita.

Em entrevista à uma coluna especializada em agro do Folha Vitória, Arthur falou como surgiu a ideia de cultivar trigo em Pinheiros, relatou sobre as primeiras experiências e as vantagens do cereal.

“Por meio de informações da Embrapa, descobri que havia viabilidade de produção do trigo no clima do cerrado. Em relação à algumas regiões do Espírito Santo, esse não é um clima tão diferente. E esse conhecimento acendeu a luzinha na minha cabeça.”

“Nosso estado é um grande consumidor de trigo, e boa parte é importada. Assim, por meio de baixos investimentos, nossa primeira área destinada à essa cultura operou com boa produtividade, fechando a fase experimental já com lucro de 100% em relação ao valor investido.”

O produtor acrescenta que, além dos resultados em si, a cultura o atraiu pelo potencial de mercado e pela venda direta para a indústria capixaba, sem a necessidade de atravessadores.

Segundo Arthur, o trigo ainda possui um diferencial: ele aumenta a produtividade das lavouras subsequentes à sua produção. “É um cereal que ao longo do cultivo produz muita palha e que possui a capacidade de arejar o solo. Essas propriedades aumentaram em cerca de 30% os resultados das culturas plantadas após a colheita do trigo na minha propriedade.”

O produtor parece animado em crescer e abocanhar uma parcela do mercado capixaba. A ideia é seguir expandindo a participação do trigo dentro de sua propriedade para atender o setor produtivo do Estado.

[Com informações da coluna Agro Business | Folha Vitória]

Publicado em quinta-feira, 14 de outubro de 2021