COM ADESÃO À PROGRAMA, PINHEIROS PREPARA CONTRATAÇÃO DE MÉDICOS PARA O HOSPITAL MUNICIPAL

Os recentes diálogos desenvolvidos entre os municípios integrantes do consórcio CimNorte Saúde – que é liderado pelo prefeito Arnóbio Pinheiro – com a finalidade de encontrar soluções para a crise de escassez de serviços médicos na região já gerou resultado concreto.

A Prefeitura de Pinheiros, com utilização do Fundo Municipal de Saúde, acaba de firmar contrato com o Programa de Serviços Médicos, por meio de convênio com o CimNorte, para disponibilizar médicos no Hospital Municipal. Na prática, o consórcio contrata, via licitação, uma empresa para prestação de serviços médicos aos municípios conveniados.

O prefeito Arnóbio aponta que esse modelo de contrato pode ser a solução imediata para a ausência dos profissionais, porém vai insistir na melhoria da oferta de médicos. “Depois de muito diálogo, chegamos a esta saída. Mesmo assim, ainda vamos continuar na luta para trazer mais médicos para a população”.

Arnóbio e Ivan salientam que o número de médicos no país tem aumentado. Entretanto a solução do fim da desigualdade na distribuição desses profissionais entre os municípios e o acesso dos brasileiros à assistência de saúde só será possível com a adoção de políticas públicas estruturantes de médio e longo prazo envolvendo as três esferas de governo cooperativamente.

TENTATIVAS RECORRENTES PARA CONTRATAR MÉDICOS

A Prefeitura de Pinheiros já realizou três processos seletivos só neste ano, prorrogando um deles. A prefeitura também fez divulgação em massa da busca por médicos e recorreu a outras opções, mas com pouco sucesso.

Isso porque, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), profissionais da saúde formados ou se formando preferem atuar em centros urbanos ou prestar serviços para empresas terceirizadas, deixando carentes de médicos os municípios distantes de metrópoles.

Publicado em quinta-feira, 14 de outubro de 2021