COOPERAÇÃO ENTRE SECRETARIAS DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL INTERVEM NA RECUPERAÇÃO DE PESSOAS QUE TENTAM SUICÍDIO

No mundo todo, setembro é o mês escolhido para dar ênfase à prevenção ao suicídio. Entretanto as secretarias de Saúde e de Assistência Social da Prefeitura de Pinheiros têm atuado em todos os meses do ano para oferecer o suporte adequado para quem precisa de apoio em momentos críticos da vida.

Só neste ano, as pastas – que trabalham em parceria na prevenção –, já intervieram em 15 tentativas de suicídio por meio de atendimento psicológico, acompanhamento e providenciando toda a assistência necessária.

A coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Malbia Santos, explica que o paciente conta com cuidados profissionais e até suporte de um hospital da região, que é especializado em pessoas que tentaram cometer suicídio.

“Elas são encaminhadas a um hospital da região que tem psiquiatras preparados. Eles realizam reavaliações dos pacientes e, em seguida, esses retornam para acompanhamento da nossa equipe do Creas”, conta a coordenadora.

De acordo com Malbia, o número de pessoas que tentam suicídio aumentou no período de pandemia. “Fazemos este trabalho ao longo do ano. Comparado com outros períodos, houve um agravamento, isso por causa da pandemia do novocoronavírus”.

Conforme a coordenadora, a cooperação entre os setores da Saúde e Assistência Social no amparo a pessoas que tentam suicídio já é resultado da 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, ocorrida em agosto, em Pinheiros.

“Antes, os cidadãos só tinham o tratamento à disposição. Agora, contam com o apoio especializado da Assistência Social. Isso já é fruto da Conferência Municipal de Assistência Social”, salienta.

O morador que optar por receber ajuda em momentos sensíveis da vida pode procurar, durante expediente, o Cras e o Creas. As entidades possuem profissionais preparados para o atendimento. - - O telefone 188 também é uma ferramenta de apoio à disposição de todos.

Publicado em quarta-feira, 15 de setembro de 2021