APESAR DE FALTA DE MÉDICOS NA REGIÃO, UNIDADES DE SAÚDE DE PINHEIROS CONTAM COM ATENDIMENTO DOS PROFISSIONAIS

Processos seletivos, contratação de empresa terceirizada, anúncios e até ajuda da população: a prefeitura tem recorrido a todas as opções possíveis para encontrar médicos

Apesar da crise de escassez do trabalho médico, que afeta Pinheiros e demais cidades da região, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município possuem atendimento médico disponível.

Com exceção do bairro Jardim Planalto – que já tem perspectiva de contratação direta para setembro –, contam com serviços médicos os postos de saúde do Pinheirinho (com a doutora Jullian), Galileia (doutor Eduardo Denti), Domiciano (doutora Maria Caridad), Jundiá (doutora Karla), Vila Nova (doutora Poliana), São João do Sobrado (doutor Tiago) e na zona rural (doutora Luciane, por meio do Programa de Agentes Comunitários de Saúde – Pacs).

A doutora Luciane, que atende moradores de localidades como Vila Fernandes, Brunelli, Capitão e Lagoa Seca semanalmente, vai à casa de acamados, evitando que sejam levados até unidades de saúde.

Outro benefício disponibilizado recentemente aos pacientes do interior é o fim da necessidade de ter que se deslocarem até a sede para dar encaminhamentos aos seus tratamentos médicos.

Em São João do Sobrado, o doutor Tiago e a equipe de saúde local atendem diariamente. Sobrado também conta com uma ambulância semi-UTI zero, para dar suporte ao distrito e região.

EM BUSCA DE MÉDICOS

A Prefeitura de Pinheiros vem tentando, insistentemente, driblar a crise de escassez profissional e contratar mais médicos. Recentemente, a prefeitura realizou três processos seletivos para a admissão dos profissionais. Alguns foram contratados por meio da seleção, mas não foi o suficiente.

Mais recentemente, o prefeito Arnóbio Pinheiro, que também é presidente do Cimnorte Saúde, e demais chefes do Executivo de municípios que integram o consórcio, decidiram contratar uma empresa terceirizada que ofereça serviços de médicos. Agora, o Cimnorte está sondando as empresas desse tipo de modalidade.

A administração municipal também está lançando mão de ferramentas virtuais de anúncios para encontrar os profissionais. Arnóbio ainda pede o reforço dos moradores na procura. “Peço aos cidadãos que nos ajude a convidar médicos para o município, seja pelas redes sociais ou por qualquer outro meio. Infelizmente a maioria ainda prefere trabalhar em grandes centros urbanos, e as cidades pequenas sofrem com isso”, destacou o prefeito.

Publicado em terça-feira, 31 de agosto de 2021