14ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DISCUTE AVANÇOS PARA POLÍTICAS SOCIAIS

Podem ter nascido hoje propostas que irão mudar para melhor a vida do pinheirense num futuro não muito distante. A 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, ocorrida nesta quarta-feira (18), debateu ideias para o aperfeiçoamento das políticas sociais a serem implementadas nos próximos anos.

Com o tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, o evento foi sediado no Centro de Referência em Assistência Social (Cras).

Representantes de diversos setores e instituições ligados à assistência social compareceram e participaram da elaboração de propostas. Dentre outras autoridades, prestigiaram a conferência o vice-prefeito de Pinheiros, Aloisio Lula, o secretário municipal de Assistência Social, Paulo Jovanio.

Também acompanharam a conferência a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), Vaney Fernandes, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Edvan Alves, o vereador Lucas Sá, e a diretora do Cras, Malbia Santos.

Depois de cumpridas as formalidades, o foco foi voltado para o momento mais importante do evento, quando grupos de discussão foram formados para a elaboração de cinco propostas cada, de acordo com o tema da equipe.

Cada um dos projetos deve especificar qual nível de governo – municipal, estadual ou federal –, irá financiá-lo. Em seguida, as propostas são lidas, submetidas à aprovação e o relatório final é produzido e encaminhado para o governo do Estado.

Ainda durante o encontro foi realizada a eleição de delegados que irão representar o município na conferência estadual, marcada para os dias 20 e 21 de outubro na Grande Vitória.

A conferência acontece a cada dois anos e coloca em pauta as diretrizes que deverão ser executadas pelo setor público nos anos seguintes.

Publicado em quinta-feira, 19 de agosto de 2021