AGRICULTORA PINHEIRENSE É DESTAQUE EM REPORTAGEM PREMIADA INTERNACIONALMENTE

A agricultora Marineuza Rodrigues de Brito e seu filho caçula, Romário Barreto Martins, moradores da localidade de 15 de Maio, interior de Pinheiros, foram destaques em uma reportagem premiada internacionalmente.

“A voz das invisíveis”, título do trabalho que tem a pinheirense como uma das estrelas, foi elaborado pelos jornalistas Leandro Fidelis, da Conexão Safra, e Rosimeri Ronquetti, hoje editora do TuBusca Notícias.

A reportagem venceu o 5º Prêmio Alltech de Jornalismo (categoria agricultura) e o Prêmio Semear Internacional de Jornalismo. O texto narra a história de mulheres que, com informação e microcrédito, saíram da linha de extrema pobreza e transformaram a própria realidade no meio rural.

A reportagem relata a volta por cima de Marineuza depois de ter sido contemplada pelo projeto “Dom Helder Câmara” e após receber a assistência técnica do Incaper. A Prefeitura de Pinheiros também contribuiu com apoio logístico.

Com muito trabalho e com os suportes, a pequena agricultora e familiares superaram parte das dificuldades, como a estiagem e desinformação, por exemplo, e progrediram no campo. A reportagem completa pode ser lida no link https://conexaosafra.com/mulheres.../a-voz-das-invisiveis/.

Publicado em domingo, 15 de agosto de 2021