RECORDE DE APOIO: ASSISTÊNCIA SOCIAL PROMOVE 24 INTERNAÇÕES EM SETE MESES

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Pinheiros está atenta à necessidade de oferecer apoio a quem precisa. Nos primeiros seis meses de 2021 foram realizadas 24 internações para pessoas em situação de rua, dependentes de droga e álcool por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas).

Este número é considerado um recorde de apoio às famílias de dependentes químicos ou pessoas em situação de rua. As internações ocorrem quando a família da pessoa em situação de uso compulsivo de álcool e drogas procuram atendimento no Creas.

A partir dessa procura é realizado o encaminhamento à Assistência Judiciária Municipal para procedimentos como a organização de documentos pessoais, laudo médico e localização de um responsável legal pela solicitação da internação compulsória.

O processo, depois de elaborado, é encaminhado para Assistência Social, um ofício via Assistência Judiciária Municipal, solicitando parecer social, onde são analisadas informações acerca do favorecido, sendo necessária uma parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social e Saúde.

O parecer social é concedido após a constatação da veracidade dos fatos e informações sobre o beneficiado. Ao obter este "parecer" a Assistência Judiciária Municipal dá entrada no processo via judicial para vagas disponibilizadas em Clínicas Especializadas para o tratamento do indivíduo.

Com a liberação da vaga, o usuário é internado por um período de 3 a 4 meses, de acordo com a orientação médica. Após alta médica, a Assistência Social dá continuidade ao tratamento na casa do paciente juntamente com os familiares.

A Assistência Social de Pinheiros realiza todo o trabalho de intermediação entre o paciente, familia e órgãos competentes para a internação. Mas é válido lembrar que a opção de ser internado ou não será sempre do paciente, que tem o direito, inclusive, de escolher morar na rua.

Publicado em domingo, 15 de agosto de 2021