AGOSTO LILÁS: DIA “D” DE CONSCIENTIZAÇÃO E LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA AGITA CENTRO DE PINHEIROS

A manhã chuvosa e cinza desta quinta-feira (5) foi iluminada e colorida com o brilho, a energia, a garra e beleza de mulheres que ajudaram a promover e divulgar o Dia “D” da “Agosto Lilás”, campanha de conscientização e luta contra a violência doméstica. O evento ocorreu nas praças Baiana e Governador Lacerda de Aguiar.

A vereadora Janete Aksaski, a secretária municipal de Educação, Marinete Ziviani Zamprogno, a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Malbia Silva Santos, demais funcionárias da entidade e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) protagonizaram o evento e a luta contra a agressão às mulheres.

Com muita alegria, elas distribuíram panfletos, conversaram com pessoas que passavam nas praças, visitaram o comércio e debateram o espectro de violência à qual muitas mulheres são submetidas, que inclui a física, a psicológica, a sexual, a patrimonial e a moral.

Os homens também marcaram presença. O vice-prefeito de Pinheiros, Aloisio Lula, o secretário municipal de Assistência Social, Paulo Jovanio, os vereadores Edvan Alves (presidente da Câmara Municipal) e Lucas Sá, dentre outros, levaram apoio, carinho e atenção ao movimento.

No sábado, dia 7, a Lei Maria da Penha – um marco do enfrentamento à violência contra a mulher –, completa 15 anos em vigor. A campanha Agosto Lilás ocorre durante o mês com outras atividades.

O Agosto Lilás lança luz sobre abusos cometidos contra a mulher e visa a conscientizar, prevenir, orientar e encorajar vítimas e testemunhas a denunciar os agressores.

Publicado em quinta-feira, 05 de agosto de 2021