CÚPULA DA SEGURANÇA PÚBLICA ESTADUAL, PREFEITURA E SEGMENTOS DA SOCIEDADE DEBATEM SOLUÇÕES PARA ESCALADA DE CRIMES

As maiores autoridades da Segurança Pública do Estado estiveram reunidas na manhã desta terça-feira (29), junto com o prefeito Arnóbio Pinheiro e o vice-prefeito Aloisio Lula, em reunião ocorrida na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Pinheiros.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Alexandre Ofranti Ramalho, representantes das polícias Civil e Militar e demais líderes de diversos segmentos sugeriram causas, expuseram problemas e apontaram soluções para o combate à escalada da violência no município.

Temas como ampliação do efetivo policial, operações policiais, implantação da Companhia Independente, oferta de programas sociais, origem da criminalidade, dados recentes do trabalho das forças de segurança no município, suporte da prefeitura, dentre outros, foram debatidos.

Em pronunciamento, Arnóbio agradeceu a mobilização do SOS Pinheiros, movimento civil do município, que recentemente vem solicitando atenção do poder público e ações efetivas na guerra contra o crime e conscientizando a população.

“Depois do SOS Pinheiros, as coisas começaram a acontecer. A união de forças é o que faz tudo acontecer. Eu, que tenho história de vida ligada a manifestações, exalto isso”.

O chefe do Executivo municipal prossegue: “Agradeço às forças policiais. A polícia tem feito além de sua capacidade para nos ajudar. Mas entendemos que a solução imediata é o aumento do efetivo policial. Pedimos isso, mas sabemos que, por enquanto, a polícia não tem isso para nos oferecer”.

O prefeito ainda comentou a batalha da prefeitura para contratar policiais militares da reserva para atuação no município. Ramalho explicou que as etapas burocráticas freiam a contratação dos agentes, mas que a admissão vai ser concretizada.

O secretário salientou que a pasta tem agido para ampliar a sensação de segurança no município, falou sobre a futura instalação da Companhia Independente em Pinheiros e elogiou a gestão de Arnóbio e Aloisio.

“Venho trazer os cumprimentos e o compromisso do governador Renato Casagrande. Estamos agilizando a questão do terreno da Companhia Independente. O processo já está nas mãos do governador. No mais, o prefeito e o vice nos ajuda muito quando se dispõem a contratar policiais, por exemplo”.

Autoridades, como o titular da Delegacia de Pinheiros, Leonardo Ávila, dentre outros, também reconheceram o esforço da prefeitura. “Eu tiro o chapéu para a prefeitura. Ela nos ajuda, cobra-nos. Temos cinco servidores cedidos pela atual administração na delegacia. Não temos do que reclamar. Só temos a agradecer”.

Líderes das forças policiais apresentaram números que comprovam a intensificação do trabalho desenvolvido em Pinheiros nos últimos meses e confirmam que devem ampliar ações de repressão à criminalidade no município. As autoridades ainda contam com aumento do número de policiais nos próximos meses.

PRESENÇAS

Além de Alexandre Ofranti Ramalho, Arnóbio Pinheiro, Aloisio Lula, Leonardo Ávila, também participaram do evento o comandante da Região Integrada de Segurança Pública (Risp) 04, coronel Pimentel, o comandante do 2° Batalhão da PM, coronel Dal Col, os delegados Landulpho Lintz (titular da Superintendência de Polícia Regional Noroeste – SPRNO), o titular da 17ª Delegacia de Polícia, Douglas Sperandio, e o comandante da 2ª Cia do 2º Batalhão da Polícia Militar, capitão Rangel.

Ainda estiveram no encontro o deputado estadual Freitas, o secretário municipal de Assistência Social, Paulo Jovanio, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Edvan Alves, o superintendente regional de Saúde, Edilson Monteiro, a presidente da CDL, Dênya Santiago, o representante do Sindicato de Produtores Rurais de Pinheiros, Érico Orletti, o pároco de Pinheiros, padre Jonas Coutinho.

Os pastores Wagner Poubel da Silva (representante do SOS Pinheiros), Jomá Rocha, Marcos Santos Fernandes, Sérgio Henrique dos Santos, Cristiano Rebouças Souza e Thiago Ramos também participaram do evento.

Publicado em quarta-feira, 30 de junho de 2021