PRESIDENTE DO CIMNORTE, ARNÓBIO DISCUTE SOLUÇÕES PARA AGILIZAR ATENDIMENTOS DO SAMU E ENVIA PROPOSTAS PARA O ESTADO

Em busca de soluções para agilizar os atendimentos feitos pelo Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu 192) no município e região, o presidente do Cimnorte Saúde e prefeito de Pinheiros, Arnóbio Pinheiro, recebeu a presidenta do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Estado (Sindisaúde), Geiza Pinheiro Quaresma, e o coordenador da regional Norte, José Reinaldo Santos Alves.

O encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira (9) no Gabinete da Prefeitura de Pinheiros. Durante a reunião, Arnóbio, Geiza e José Reinaldo concluíram que a melhor saída para resolver os atrasos do atendimento do Samu é investir em dois pilares: a descentralização do serviço, que está concentrado em Vitória, e o investimento nos profissionais que atuam nas ocorrências.

“Todas as regiões precisam ter uma central própria. Porém a única Central de Regulação do Samu para todos fica em Vitória. O telefone da central fica congestionado porque concentra todas as demandas do Estado. A consequência é a demora para liberar as ambulâncias para outros atendimentos”, salienta Geiza.

A presidenta do Sindisaúde completa: “Também é importante investir nos trabalhadores para dar condições para a atuação. Enfim, o Samu é ótimo, mas pode ser melhorado se aprimorarmos a situação de trabalho da categoria e possibilitar autonomia para os municípios operarem o serviço em vez de demandar tudo para a Central de Regulação de Vitória”.

O prefeito destacou que já existe um histórico de cobranças para a melhoria do serviço.

“Há pouco mais de um mês tivemos uma reunião com autoridades do setor da saúde do Estado e com representantes da empresa que presta serviço ao governo estadual para operar o Samu. Em seguida, um relatório apontando problemas e as soluções foi enviado às autoridades do Estado. Hoje, mais uma vez, voltamos a discutir o assunto, agora com Geiza e José Reinaldo, e estamos cobrando agilidade para resolver esses entraves. O povo precisa do Samu”.

As propostas do presidente do Cimnorte e da presidenta do Sindisaúde serão enviadas para o governo estadual e Secretaria de Estado da Saúde.

Publicado em sábado, 12 de junho de 2021