UM DOS QUE MAIS IMUNIZAM: PINHEIROS JÁ TEM 30,5% DE VACINADOS CONTRA A COVID-19

Pinheiros apresenta dados consistentes que posicionam o município como um dos que mais atuam em vacinação e testagem no Estado do Espírito Santo.

Com o total de 8.349 vacinas contra a covid-19 aplicadas até agora, Pinheiros é um dos municípios com até 28 mil habitantes que mais vacinam em terras capixabas.

O número corresponde a 30,5% da totalidade da população pinheirense. Ao considerar somente moradores em idade adulta, Pinheiros já vacinou aproximadamente quatro de dez pessoas, ao menos, com a primeira dose.

A porcentagem de vacinados do município é maior que a média do Estado, que é de 25%. Aliás, nesta terça-feira (1º), a Equipe de Imunização aplica mais doses em pessoas com comorbidades de 18 a 59 anos.

TESTAGEM AVANÇADA

Outro número com relação ao combate ao coronavírus no município que impressiona é o de testagem. Pinheiros é o segundo que mais testa em todo o Estado capixaba.

A última atualização do painel covid-19 do governo estadual indica que 9.054 testes foram realizados no município, incluindo os rápidos, RT PCR, sorológico e sorológico IgG.

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pinheiros informa que o município investiu na compra de testes com recursos próprios e, somados aos enviados pela Secretaria de Estado da Saúde, conseguiu aumentar de forma expressiva a testagem no município.

A alta quantidade de testagem é importante para cessar o volume de transmissão, já que, ao ser informado que testou positivo, o infectado é orientado a ficar isolado.

A partir do teste, também é possível fazer um rastreamento de contato, para aplicar o teste, também, às pessoas que tiveram contato com o doente. O aumento da capacidade de testagem no município é importante para conter a cadeia de transmissão da covid-19.

“Adquirimos mais testes pensando na proteção da população. E esse grande volume de testes realizados também é mérito dos profissionais da saúde, que estão fazendo um brilhante trabalho na linha de frente”, salienta o prefeito Arnóbio Pinheiro.

Publicado em terça-feira, 01 de junho de 2021