“CIDADES DIGITAIS” ENTRA NA TERCEIRA FASE NAS PRÓXIMAS SEMANAS EM PINHEIROS

O “Cidades Digitais” vai entrar na terceira etapa nas próximas semanas em Pinheiros. O programa, promovido pelo Governo Federal, viabiliza a inclusão dos órgãos públicos de prefeituras e população no mundo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Duas fases já foram concluídas no município: a de adesão e a de elaboração. A terceira etapa é a de recebimento de materiais para iniciar o quarto passo, que é a instalação.

No recebimento, o município irá captar dutos e fibra óptica, em seguida os equipamentos eletrônicos e, enfim, postes e caixas de passagem. A última fase é a de operação, quando será realizado o treinamento do pessoal e a contratação do link dedicado.

Em Pinheiros, haverá a oferta de três pontos de acesso à web para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação: Praça Baiana, Praça Saudável do bairro Vila Nova e o Espaço Futuro, no bairro Galileia.

Por meio do programa, também será possível interligar todos os departamentos da administração pública em um só servidor, facilitando e agilizando a conexão entre eles. Em resumo, os objetivos são modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento local por meio da tecnologia.

No total, o projeto vai englobar 32 locais, incluindo, além dos espaços públicos de grande fluxo de pessoas, prefeitura, escolas, secretariais municipais, Câmara de Vereadores, Hospital Municipal, unidades de saúde e Centro de Referência em Assistência Social (Cras).

O projeto inclui, ainda, a implantação de aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde, bem como a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede.

O vice-prefeito de Pinheiros, Aloisio Lulinha, informa que existe a possibilidade de ampliação do programa a mais locais do município. “Este é o primeiro passo do projeto, que é estruturante e moderno”, ressalta.

Publicado em quarta-feira, 26 de maio de 2021