COVID-19: AUTORIDADES RESSALTAM CAPACIDADE DE TESTAGEM DE PINHEIROS

O vice-prefeito de Pinheiros, Aloisio Lula, e o secretário municipal de Saúde, Ivan Silvestre, participaram, na noite de quarta-feira (12), de uma live com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes. A conversa girou em torno do tema “Desafios e Possibilidades das Ações de Combate à Pandemia”.

Um dos assuntos de destaque do encontro eletrônico foi a eficiência de testagem da covid-19 de Pinheiros. Nésio informou que o município tem testado como nunca antes e revelou que 1800 testes são realizados mensalmente.

“Pinheiros tem realizado, desde março, mais de 1800 testes por mês. Nunca Pinheiros testou tão bem. Estamos conseguindo, neste momento, testar mais, diagnosticar mais e isolar melhor os pacientes. Saber quando o paciente tem um risco ou uma comorbidade. Tudo graças à atenção básica da saúde”.

Aloisio salientou que a capacidade de testagem de Pinheiros foi importante para conter o avanço do vírus.

“Os testes são fundamentais para interromper a cadeia de transmissão da covid-19. O resultado sai rápido para a população. Com a testagem e os casos positivos, é possível ser feito um rastreamento de contato, para testar, também, as pessoas que tiveram contato com o doente. O aumento da capacidade de testagem no município foi uma importante iniciativa para conter a cadeia de transmissão da COVID-19 em Pinheiros”.

Ivan destacou que o município investiu na compra de testes com recursos próprios e, somados aos enviados pela Secretaria de Estado da Saúde, conseguiu aumentar de forma expressiva a testagem no município.

Atualmente, Pinheiros é o segundo município do norte capixaba que mais realiza testagem para covid-19, com 175 pessoas testadas a cada mil habitantes.

Publicado em sexta-feira, 14 de maio de 2021