ASSISTÊNCIA SOCIAL PREPARA COMPRA DE MAIS 900 CESTAS BÁSICAS PARA FAMÍLIAS ATINGIDAS PELA PANDEMIA

Dentre as várias respostas de combate à pandemia da covid-19, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Pinheiros está organizando a compra de mais 900 cestas básicas para suprir a demanda, que tem aumentado cada vez mais.

O agravamento da crise sanitária tem deixado as famílias em estado de alta vulnerabilidade, e elas têm recorrido às doações realizadas pela Assistência Social de Pinheiros.

A compra, de acordo com o secretário da pasta, Paulo Jovânio, será realizada com recursos próprios.

“Passei a situação ao prefeito Arnóbio Pinheiro que, sensibilizado com a carência das famílias, autorizou fazer a compra. Com o planejamento do secretário de Finanças, Val Andrade, está sendo possível a aquisição das 900 cestas”, detalhou Paulo que lembrou, ainda, que todas as cestas básicas distribuídas até o momento foram adquiridas com recursos próprios.

Paulo Jovânio destacou o importante trabalho que está sendo realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), vereadores, Igreja Católica, igrejas evangélicas, produtores rurais, entidades filantrópicas e esportivas, que estão arrecadando alimentos e distribuindo à população carente.

“Como a demanda hoje é muito grande, a ajuda que a população, através das entidades e igrejas, têm dado às famílias vem sendo de altíssima importância e tem ajudado a amenizar a necessidade de muitas pessoas”, enfatizou Paulo, destacando, também, o trabalho dos vereadores que adquirem cestas básicas do próprio bolso.

“Tenho conversado muito com a Câmara de Vereadores e todos os edis têm feito doações constantes de cestas básicas do próprio bolso. Além disso, nos ajudam muito quando visitam famílias e trazem informações para a Assistência Social poder agir em algumas situações”.

O secretário também destacou o trabalho dos agentes de saúde do município e dos conselheiros tutelares, afirmando que esses agentes têm sido de máxima importância no combate à fome em Pinheiros, pois eles estão nos lares e nos bairros do município e conhecem também a realidade das famílias. “Eles têm nos ajudado muito e facilitado nosso trabalho”.

CRUZAMENTO DE DADOS

Em recente reunião, organizada pela CDL, com a participação das igrejas Católica e Evangélicas, entidades organizadas, Câmara de Vereadores e Secretaria Municipal de Assistência Social, com a finalidade de organizar a coleta de alimentos e distribuição de cestas básicas, foi sugerido a criação de uma rede de informações sobre a entrega de cestas.

A ideia da realização de um cruzamento de dados surgiu porque algumas pessoas estão se aproveitando da situação para pegar várias cestas para uma única residência, deixando outras famílias sem nenhuma.

Foi citado um caso específico em que uma única pessoa recebeu oito cestas, buscando em lugares diferentes. Em um outro caso membros da mesma família que residem na mesma casa (pai, mãe e filha) fizeram cadastro para todos receberem cestas.

Para que essa situação não se repita, um banco de dados com todos os beneficiados vai ser criado e será possível saber onde e quando ela recebeu cesta básica, evitando, assim, que a mesma pessoa acumule uma grande quantidade, enquanto outra não recebe nada.

Para distribuir a cesta de forma justa à população a Secretaria de Assistência Social adotou alguns quesitos. Dentre eles, estão a renda das famílias, quantidade de crianças na residência, recebimento de benefícios estaduais e federais, e principalmente, neste momento de pandemia, diaristas ou informais que foram contagiados pelo coronavírus e não puderam mais trabalhar e, assim, gerar renda para suas famílias.

As 900 cestas serão distribuídas dentro do período de três meses, sendo 300 para cada mês.

O cadastramento é feito de forma presencial, a não ser que a pessoa tenha alguma enfermidade ou deficiência que a impossibilite de ir até a sede da Secretaria de Assistência Social. Neste caso, é feito por telefone e a pessoa recebe a visita da assistente social posteriormente.

De posse das informações gerais do beneficiário, um parecer social é feito pela assistente social da secretaria e, se a pessoa se enquadrar nos requisitos, a cesta é entregue.

Publicado em segunda-feira, 03 de maio de 2021