ASSISTÊNCIA SOCIAL PREPARA “CESTA VERDE” PARA ENTIDADES E FAMÍLIAS VULNERÁVEIS

Nesta semana, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Pinheiros prepara mais uma ação de investida contra a fome, promovendo o acesso de alimentos às populações em situação de insegurança alimentar.

Para isso, a secretaria vai recorrer ao programa Compra Direta de Alimentos (CDA) que, além de levar alimento gratuito a famílias vulneráveis, também promove a inclusão social e econômica do homem do campo.

Pelo CDA, parte da produção agrícola é comprada diretamente dos agricultores, sem atravessadores, fortalecendo a agricultura familiar.

Nesta etapa, 25 produtores de várias comunidades do município serão contemplados. Eles irão fornecer itens da agricultura familiar como abóbora, aipim, banana prata, banana-da-terra, farinha de mandioca, feijão, maracujá e milho verde.

O secretário da pasta, Paulo Jovânio, visitou algumas propriedades para conhecer os produtos que serão ofertados às famílias em vulnerabilidade social e entidades filantrópicas do município.

“Tive a oportunidade de conhecer o trabalho dos pequenos agricultores e familiares, e os produtos são de altíssima qualidade. Todos estão de parabéns pelo excelente trabalho e produção”.

O secretário destacou que o Compra Direta de Alimentos é de suma importância para o fortalecimento da agriculta familiar, pequenos produtores, assentados e também para famílias que estão em risco de vulnerabilidade social. Mas lamentou a perda de cerca de R$ 200 mil na verba deste ano de 2021.

“Para este ano, perdemos mais da metade de nossa verba que era de cerca de 300 mil reais. Mas não vamos desanimar, ao contrário, vamos fazer um trabalho consistente em 2021 para recuperarmos nossa verba total para podermos aumentar o leque de compras e de produtos para nossa cesta verde”, disse Paulo Jovânio.

Seis entidades serão beneficiadas: Asilo Casa da Vovó Sinhá, Copbem, Casa de Passagem, Apae, Associação Preparando Seu Filho Para o Futuro e CRA. Além dessas instituições, mais 50 famílias serão atendidas. Ao todo, cerca de 250 pessoas, que são acompanhadas pelo Cras e Creas, irão receber as cestas verdes.

Paulo Jovânio finalizou destacando a importância de valorizar o homem do campo para que ele permaneça com a sua família na zona rural. “Temos que tirar o chapéu para os pequenos produtores e oferecer todas as condições para que ele permaneça no campo. Se o homem do campo não planta, a cidade não janta”.

Publicado em quarta-feira, 17 de março de 2021