ESTRADA PINHEIROS-SÃO JOÃO DO SOBRADO: TOPOGRAFIA E INSTALAÇÃO DE PLACAS DÃO PONTAPÉ INICIAL A PROCESSO DE ASFALTAMENTO DA VIA

Um sonho coletivo pinheirense, com mais de 50 anos, finalmente ganha os primeiros contornos reais. O processo de asfaltamento da estrada que interliga Pinheiros e São João do Sobrado já começou.

Funcionários da empresa responsável pela obra estão realizando a topografia do terreno ao longo da via, a conferência dos marcos do pré-projeto e instalando placas oficiais para divulgação de informações sobre a intervenção.

A topografia estuda as características naturais ou artificiais da superfície de um terreno. O objetivo é coletar dados que ajudam em áreas como pavimentação, construção civil, sistema viário, mineração, indústria, dentre outras.

A pavimentação da estrada, que possui cerca de 27 quilômetros, é reivindicada pelo prefeito Arnóbio Pinheiro antes mesmo dele ocupar a cadeira de chefe do Executivo municipal.

Depois de eleito, essa foi a obra mais solicitada por Arnóbio, que continuou acompanhando os procedimentos de perto mesmo depois que o governador Renato Casagrande autorizou a intervenção.

“É emocionante testemunhar isso acontecendo diante dos nossos olhos. O asfalto é fruto de muita luta, muitas viagens, muitas cobranças, orações e da competência do governador Casagrande, que tem um olhar especial para nosso município e nossa região. Agora, é esperar para ouvir as máquinas roncando”, ressalta Arnóbio.

Os serviços desenvolvidos pelos funcionários agora preparam o cenário para que as máquinas, de fato, comecem a “roncar” na via nos próximos meses. Outras demandas estão programadas para serem cumpridas em breve.

O vice-prefeito Aloísio Lulinha esteve na manhã desta quinta-feira (4) em um trecho da estrada conversando com os engenheiros da obra. Os profissionais informaram que um galpão vai ser construído em um ponto do trajeto.

- Ao todo, serão 20,70 quilômetros de pavimentação que irá desde o trecho que se estende do entroncamento da ES-130 até São João do Sobrado. A via será em pista simples, com acostamento de 2 metros e calçada de 1,5 metro. Um trevo também será construído na ES-130, na entrada para o distrito.

- De acordo com o superintendente executivo do DER-ES, Eduardo, Gottardi, o asfalto utilizado será de ótima qualidade. Na área urbana de São João do Sobrado, o revestimento será de pavi S., um tipo de calçamento intertravado resistente e que ajuda a evitar grandes alagamentos. Também será construída uma ciclovia com extensão de 1,4 quilômetro. Ao todo, serão investidos R$ 53 milhões com as intervenções.

Publicado em quinta-feira, 04 de março de 2021

Atualizado em quinta-feira, 04 de março de 2021