COM PREMIAÇÃO EM DINHEIRO, “PINHEIROS COFFEE: II CONCURSO DE QUALIDADE DE CAFÉ” É LANÇADO NO MUNICÍPIO

O vice-prefeito de Pinheiros, Aloisio Lulinha, participou do lançamento oficial, na manhã deste sábado (27), do “Pinheiros Coffee: II Concurso de Qualidade de Café”, programa que visa auxiliar produtores e estimular o beneficiamento e agregação de valor ao produto.

O Pinheiros Coffee é organizado pelo Incaper, Prefeitura de Pinheiros e Sindicato Rural local, com o apoio da Robusta Coffee. Com oferta de serviços, como acompanhamento técnico, o programa vai premiar produtores de café do município que melhor aprimorarem a qualidade da sua produção.

O objetivo é disseminar tecnologias e conhecimentos de produção de café, qualidade e de melhorias da qualidade do produto. O concurso também quer incentivar a busca do acesso ao mercado com melhores remunerações.

Os quatro primeiros colocados serão premiados. O primeiro lugar recebe R$ 5 mil. O segundo colocado ganha R$ 3,5 mil, o terceiro, R$ 2 mil e o quarto leva R$ 1,5 mil. O anúncio dos vencedores está marcado para setembro.

Ao longo do concurso, atividades como capacitação, classificação e degustação, culinária do café, visitas e acompanhamento técnico serão desenvolvidas.

Aloisio, que também apresentou o programa, falou sobre a importância da atividade agro para Pinheiros. “Trago um abraço do prefeito Arnóbio Pinheiro e reafirmo nosso compromisso com o setor agropecuário, que é a atividade econômica motora do município”.

O diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Antonio Machado, falou sobre a relevância desse tipo de iniciativa. “Esse concurso de qualidade é para auxiliar o produtor a, cada vez mais, preparar o café assim que sair da roça, para poder chegar ao consumidor com a mesma qualidade porque, às vezes, perdemos qualidade no meio”.

Produtores de café interessados em participar devem entrar em contato com o Incaper local por meio do telefone 3765-1390, com a Secretaria Municipal de Agricultura pelo 3765-2500 e com o Sindicato Rural de Pinheiros, que possui dois números: 3765-2114 e 99988-2898.

A cerimônia ocorreu na Casa do Produtor Rural de Pinheiros ainda com a presença do secretário municipal de Agricultura, Arlindo Assis, dos vereadores Anderson Eler e Lucas Sá, cafeicultores e representantes de instituições financeiras do município.

PINHEIROS E A CAFEICULTURA

Pinheiros tem uma profunda relação histórica e cultural com o café. A cultura, que ocupa hoje uma área de mais de 9 mil hectares do município, é corresponsável pelo crescimento e desenvolvimento da cidade. Pinheiros é um dos maiores produtores de café do Estado do Espírito Santo, que, por sua vez, é o segundo maior do Brasil.

Publicado em segunda-feira, 01 de março de 2021