DEPOIS DA TEMPESTADE VEM A... IMAGEM DA FALTA DE CONSCIENTIZAÇÃO

No início desta semana, um grande volume de chuva caiu no município. No entanto o sistema de drenagem pluvial desenvolvido desde 2018 pela Prefeitura de Pinheiros foi capaz de fazer com que a água que se acumulou devido ao temporal escoasse em questão de poucos minutos.

Apesar de termos registrado alguns impactos devido à força do fenômeno natural, constatou-se que os comércios e residências que antigamente seriam alagados em situação similar foram poupados.

MAS outro efeito do sistema também chamou a atenção: a quantidade de lixo e de outros materiais encontrados nas grades das trincheiras que formam o complexo de drenagem pluvial depois que a água foi escoada (fotos).

Os ralos impediram que toda essa sujeira fosse parar no leito do Córrego Jundiá e comprometesse, além do meio ambiente, a fluidez do curso d'água. Ao mesmo tempo, os resíduos bloquearam a passagem da água, o que diminuiu a eficiência do sistema.

A prefeitura e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Pinheiros (Ascap) têm cumprido seu dever e coletado o lixo nos horários estabelecidos. Mas sozinhas as entidades não podem garantir uma cidade 100% limpa. Essa é uma missão coletiva, que precisa da cooperação de TODOS os moradores.

Publicado em quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

ACOMPANHE A PREFEITURA

Horário de Atendimento

O funcionamento da Prefeitura Municipal de Pinheiros é Segunda a Sexta 08:00 às 11:00 e 13:00 ás 16:00

Fale Conosco

Telefone: (27) 3765-1488
E-mail: gabinete@pinheiros.es.gov.br

Endereço

Av. Agenor Luís Heringer, 231, Pinheiros – ES, cep.: 29980-000