NÚMERO DE WHATSAPP DA POLÍCIA MILITAR É ATIVADO EM PINHEIROS

Moradores de Pinheiros agora contam com mais uma ferramenta de interação com a Polícia Militar (PM). O vice-prefeito do município, Aloisio Lula, e o comandante da 2ª Cia do 2º Batalhão da corporação, capitão Rangel, anunciaram a ativação do serviço de atendimento da PM por meio de Whatsapp.

O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (25) durante entrevista concedida pelas autoridades ao radialista Genilson Avelino, da rádio Sim FM (102,1). O contato será para denúncias através do app de mensagens, com possibilidade de envio de fotos, vídeos, localização e para acionar a polícia. O número é 99888-3190.

O novo instrumento de assistência aos pinheirenses foi uma sugestão do Conselho Interativo de Segurança Pública de Pinheiros (Cisep), adquirido por meio de verbas da Prefeitura de Pinheiros que são repassadas para a entidade.

No entanto, Aloisio e Rangel alertam que o novo número não substitui o tradicional 190. “O Whatsapp não anula o atendimento pelo 190. Na verdade, ele é um complemento”, destaca o vice-prefeito.

Rangel explica que, no 190, as chamadas telefônicas são centralizadas e distribuídas. A centralização facilita o controle da região pelo 2º Batalhão, por exemplo, caso haja necessidade do envio de viaturas de um município para outro. “A central de operações do 190 fica em Nova Venécia. Lá, o operador comunica a demanda aos policiais, que seguem para os locais das ocorrências”.

O capitão ainda relata que o 99888-3190 foi idealizado, sobretudo, para estreitar o contato com moradores da zona rural. “Caso precisem da PM, moradores do campo podem enviar a localização via Whatsapp [em locais onde haja sinal], para facilitar a chegada dos policiais”, salienta.

“Nosso papel, como município, é apoiar, dar suporte, ajudar a Polícia Militar. Porque quem contrata é o Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Não é nosso papel contratar policiais. Mas estamos sempre prestando toda a ajuda possível”, frisa Aloisio.

A ideia inicial de implantar o serviço na PM é do atual conselheiro tutelar e policial militar reformado Julio Cesar Monteiro. Um dos precursores na luta pela melhoria da segurança pública do município, o secretário municipal de Assistência Social Paulo Jovanio comemora o novo recurso. "É bom ver esses frutos sendo colhidos, por menores ou maiores que sejam. Parabéns a todos os envolvidos", disse.

Publicado em segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Atualizado em segunda-feira, 25 de janeiro de 2021