PRIMEIRAS VACINAS CONTRA A COVID-19 SÃO APLICADAS EM PINHEIROS

Quarenta e duas pessoas, entre idosos e profissionais lotados na Casa da Vovó Sinhá, receberam a primeira dose

Dona Rosária Borges, de 85 anos de idade, é a primeira pessoa a ser imunizada contra a covid-19 em Pinheiros. A anciã – que entrou para a história do município –, e outras 41 pessoas foram vacinadas na manhã desta quinta-feira (21) no asilo Casa da Vovó Sinhá com a CoronaVac, imunizante fabricado pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

O primeiro lote contendo as doses chegou ao município também nesta quinta-feira e foi rapidamente transportado para a entidade. O desembarque da remessa e a vacinação foram acompanhados pelo vice-prefeito Aloísio Lulinha e pelos secretários Ivan Silvestre (Saúde) e Paulo Jovanio (Assistência Social).

Nessa primeira etapa, o município recebeu 137 unidades destinadas à imunização dos internos do asilo, profissionais que atuam na instituição e os da saúde, que aplicaram as doses.

De acordo com Ivan Silvestre, mais doses são aguardadas para que outros grupos sejam vacinados na sequência, de forma organizada e responsável, conforme previsto no plano de imunização.

Aloísio Lula destacou que todos os pinheirenses que quiserem irão receber a vacinação conforme diretrizes estabelecidas. “Estamos seguindo orientações técnicas. As decisões que obedecemos são da Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde. Enfim, estamos mais próximos da solução do que antes”, disse o vice-prefeito.

Demonstrando emoção com o marco, o secretário municipal de Assistência Social, Paulo Jovanio, falou sobre o evento e fez uma retrospectiva da pandemia no município.

“É um momento singular de nossa história moderna. Vivenciamos o início dessa agonia que foi a pandemia da covid-19. Lembro-me que nos reunimos na prefeitura, em março de 2020, o secretário de Saúde da época, Ivan Silvestre, e ficamos atônitos porque não sabíamos o que fazer diante de algo desconhecido e aterrador”.

Paulo concluiu: “Até o dia de hoje, histórico, com a chegada das 137 doses da vacina, o primeiro lote, tivemos muitas perdas e lutamos intensamente para promover e assegurar os protocolos de segurança na cidade. Lembro da luta do promotor de Justiça, Pedro Rosário, que foi muito além de suas atribuições profissionais: foi um grande guerreiro na luta contra a covid-19. Lembro, ainda, dos produtores rurais, CDL, pastores das igrejas evangélicas, padre Jonas, ex-secretária de Saúde, Cida Cangussu, profissionais da saúde e a comunidade pinheirense, que lutou e continua lutando contra a pandemia. O prefeito Arnóbio deu condições de trabalho e liberdade para o Comitê de Combate à covid-19 tomar as decisões essenciais no município”.

A enfermeira referência técnica de imunização da região Norte, Verônica Tomaz, repassou informações sobre a vacina e reforçou as orientações sanitárias de combate à doença. De acordo com Verônica, duas vacinas serão aplicadas com espaço de 30 dias entre a primeira e a segunda aplicação.

“Mesmo assim, o imunizante não substitui os cuidados preconizados, como higienização das mãos, utilização de máscara e distanciamento social, por exemplo”, salientou. A enfermeira também comunicou que a vacinação não será obrigatória.

Durante a imunização na Casa da Vovó Sinhá, Ivan Silvestre informou que a secretaria prepara, para breve, a vacinação dos profissionais da saúde que atuam no Hospital Municipal.

A cobertura jornalística e o acompanhamento da imunização foram feitos com o cumprimento de todos os requisitos de segurança sanitária contra a covid-19.

Publicado em quinta-feira, 21 de janeiro de 2021