MÉTODO QUE BENEFICIA AGRICULTORES PODE SER IMPLANTADO EM BREVE EM PINHEIROS E REGIÃO

Aumentar o volume de água nos lençóis freáticos e nascentes, ampliar a disponibilidade de água para irrigação, animais e consumo humano. Essas são só algumas das vantagens das barraginhas, nome dado a pequenas bacias escavadas em propriedades rurais. O método também reduz a erosão e o assoreamento de mananciais.

Essas cavidades retém o escoamento de água da chuva, controlando sua distribuição de forma proveitosa. E essa prática – considerada eficiente e de baixo custo –, pode estar à disposição de agricultores de Pinheiros e de outros municípios da região em breve.

O projeto que pretende levar as barraginhas aos agricultores foi apresentado na manhã desta quarta-feira (6) por equipes do Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável do Extremo Norte Capixaba (Prodnorte) e Incaper a autoridades do setor agrícola de vários municípios.

Durante o evento, ocorrido na Escola Emir de Macedo Gomes, os participantes decidiram que, numa próxima etapa, as prefeituras irão identificar os proprietários que querem aderir ao projeto e encaminhar a lista – até o fim de fevereiro – para o Prodnorte organizar a execução do serviço. Na reunião, as equipes técnicas também dirimiram dúvidas.

O Projeto Barraginhas foi introduzido no Estado do Espírito Santo recentemente pelo Incaper, e o Prodnorte propôs a implantação nos municípios que integram o consórcio.

“A barraginha é uma técnica antiga, mas é uma prática nova no Espírito Santo. Ela entrou em pauta no Estado depois de crises hídricas recentes no nosso Estado”, explica o vice-prefeito Aloisio Lulinha, representando o prefeito Arnóbio Pinheiro, que cumpre agenda de trabalho fora do município.

Além de Aloisio, também participaram da reunião representantes da Prefeitura de Pinheiros, Jaguaré, de Conceição da Barra, Nova Venécia, de Ponto Belo, do Incaper, CBH Itaúnas e do Prodnorte.

Publicado em quarta-feira, 06 de janeiro de 2021

Atualizado em quarta-feira, 06 de janeiro de 2021

ACOMPANHE A PREFEITURA

Horário de Atendimento

O funcionamento da Prefeitura Municipal de Pinheiros é Segunda a Sexta 08:00 às 11:00 e 13:00 ás 16:00

Fale Conosco

Telefone: (27) 3765-1488
E-mail: gabinete@pinheiros.es.gov.br

Endereço

Av. Agenor Luís Heringer, 231, Pinheiros – ES, cep.: 29980-000