DESCARTE DE LIXO DOMÉSTICO EM LOCAIS INADEQUADOS SUJA A CIDADE, SERVE DE ABRIGO PARA VETORES DE DOENÇAS E PODE GERAR MULTA PARA INFRATOR

Apesar de possuir um consolidado sistema de coleta de resíduos, além do disque-entulho, Pinheiros ainda sofre com despejo de lixo doméstico em ruas e terrenos baldios.

Além de ser abrigo para vetores de doenças, o lixo mal descartado agride o meio ambiente e deixa o cenário da cidade desagradável.

Basta dar uma volta para registrar os abusos. O cidadão pode ajudar a fiscalizar e a denunciar essa prática. Quem for flagrado despejando lixo em local indevido pode ser punido com multa.

Indignados, moradores têm registrado os atos em fotos e vídeos, denunciado para autoridades e expondo em grupos de Whatsapp. De acordo com cidadãos que flagram os despejos irregulares, a prefeitura faz a limpeza, mas, pouco tempo depois, pessoas vão de carros aos locais e jogam lixo novamente.

A coleta seletiva de lixo úmido (cascas, bagaços de fruta, restos de comida) acontece às segundas, quartas e sextas-feiras. A coleta do seco (papel, plástico, vidro, latas, tecidos e metais) ocorre às terças, quintas e sábados. Basta separar o seco do úmido e depositar perto de casa.

Todos os bairros são atendidos. Já o disque-entulho pode ser acionado por meio do telefone 27 99864-4150. Denúncias de despejo de resíduos em locais inadequados podem ser feitas pelo mesmo número.

Publicado em quinta-feira, 03 de dezembro de 2020