AMBULÂNCIA ADAPTADA PARA REMOÇÃO DE PACIENTES COM COVID-19 É APRESENTADA E JÁ ESTÁ EM OPERAÇÃO

A secretária de Saúde da Prefeitura de Pinheiros, Maria Aparecida Canguçu, acompanhou, na segunda-feira (8), a solenidade de apresentação de uma ambulância tipo Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), adaptada para fazer o deslocamento seguro de pacientes com covid-19. O evento ocorreu em Nova Venécia com a presença de outras autoridades de municípios da região.

O veículo é resultado da adesão de Pinheiros – com mais seis municípios – à iniciativa pioneira do Consórcio Público da Região Norte do Espirito Santo, o Cimnorte. A ambulância, que já está em operação, foi locada, por meio da associação, pelo prazo de 90 dias, que pode ser renovado pelo mesmo período ou enquanto durar a pandemia.

Cada um dos sete municípios que aderiram ao consórcio paga, mensalmente, R$ 3,5 mil pelos serviços. De acordo com o presidente do Cimnorte, Mario Sérgio Lubiana, se houver aumento da demanda, os municípios integrante irão discutir a possibilidade de locação de mais um veículo similar.

O Cimnorte foi o primeiro a colocar à disposição dos municípios a oportunidade de contratar os serviços da ambulância, que garante segurança na remoção de pacientes, sem que haja risco de transmissão para trabalhadores da saúde.

Maria Aparecida falou sobre a contratação e exaltou a cultura da segurança. “Quero agradecer a Deus, à iniciativa do Cimnorte e ao nosso prefeito Arnóbio, que aceitou essa proposta, que propicia segurança a pacientes e profissionais da saúde. Esperamos não usar, mas é importante reforçar essa cultura de segurança”, salientou a secretária.

O transporte é fabricado em PVC não tóxico de alta qualidade. A cápsula faz a filtragem constante do ar através de um exaustor, evitando que seja exposto no interior da ambulância e nos espaços por onde a maca encapsulada se desloca durante o transporte do paciente até os leitos de tratamento.

A ambulância também possui os instrumentos básicos de uma UTI móvel, entre eles, respirador mecânico, cardioversor (desfibrilador), monitor multiparamétrico, bomba de infusão contínua de medicação, oxímetro (aparelho que mede a saturação do oxigênio no sangue e verifica os batimentos cardíacos), entre outros instrumentos necessários ao socorro do paciente.

Também foram contemplados com a ambulância os municípios de Nova Venécia, Vila Pavão, Jaguaré, Montanha, Mucurici e Ponto Belo, que aderiram à iniciativa do Cimnorte, assim como Pinheiros.

Por questão de logística, inicialmente o veículo vai ficar posicionado em Montanha, para que o tempo de deslocamento à unidade de referência em covid-19, situada em São Mateus, seja o menor possível para todas as cidades integrantes do consócio.

Publicado em quarta-feira, 10 de junho de 2020