NOVO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO É INAUGURADO EM PINHEIROS

Com a ativação da rede, passa de 0% para 90% a cobertura com serviço de coleta e tratamento de esgoto no município

Preservação de mananciais, prevenção à saúde, qualidade de vida. Esses são alguns dos benefícios que o novo sistema de esgotamento sanitário de Pinheiros vai propiciar aos moradores. As obras elevam de 0% para 90% a cobertura com serviço de coleta e tratamento de esgoto no município.

O sistema foi inaugurado nesta quinta-feira (20) pelo governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, na companhia do prefeito do município, Arnóbio Pinheiro, vice-prefeito Paulo Jovanio, vereadores, deputados e demais autoridades.

De acordo com o governo estadual, com a ativação da extensão da rede, cerca de 3 milhões de litros de esgotamento irão passar pelo processo de tratamento todos os dias, voltando limpos para a natureza.

“Esta obra vai trazer benefícios para a saúde, para meio ambiente e, também, irá gerar impactos socioeconômicos”, destacou o diretor-presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Gael Linhares.

Arnóbio destacou que desde 2017 grandes obras têm sido concluídas e inauguradas. “A barragem Valter José Matielo, a empresa Placas do Brasil e, agora, a ETE, depois de vários anos, foram inauguradas nesta administração”, disse o chefe do Executivo municipal.

Com investimento de R$ 21,6 milhões, a rede recém-inaugurada possui 54 quilômetros construídos dentro da cidade. A obra foi projetada para atender ao município pelos próximos 20 a 30 anos.

CUSTOS PARA OS MORADORES

O governador abordou um tema que tem sido motivo de polêmica no município: os custos do início de operação do novo sistema para os moradores. “A Cesan tem uma política de tarifas. As pessoas não pagam pelo serviço de tratamento na tarifa social. A partir de certa quantia paga, de acordo com o consumo”, explicou.

Para ter direito à tarifa social, o consumidor deverá atingir um gasto de até 15 metros cúbicos de água por mês, recebendo 60% de desconto na conta. O benefício também vale para quem gastar entre 16 e 20 metros cúbicos. Nesse caso, o abatimento será de 20%.

Gael Linhares ainda informou que os moradores não irão pagar tarifa pela ligação do sistema de esgoto das casas à rede. Cerca de 5.600 residências já possuem a caixinha de ligação à malha de esgotamento pronta.

CONSOLIDAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DO SANEAMENTO BÁSICO

A inauguração do novo sistema de esgotamento de Pinheiros consolida o conjunto de obras de implantação dos elementos que integram o saneamento básico. Essa implantação já havia sido iniciada com o calçamento de quase todos os bairros do município, construção do complexo de drenagem pluvial, junto com o serviço de coleta e destinação adequada do lixo e limpeza pública.

A IMPORTÂNCIA DO SANEAMENTO BÁSICO

O saneamento básico é essencial para a vida humana porque controla diversas doenças que podem prejudicar a saúde através de um grupo de medidas que melhora a vida do cidadão.

Além disso, ele garante a preservação do meio ambiente, por exemplo, no destino adequado dos resíduos nos aterros sanitários, ou mesmo, na coleta seletiva, abastecimento e tratamento da água e manutenção dos sistemas de esgotos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, para cada real investido em saneamento, há um retorno de nove reais para a economia.

Publicado em quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020