Em reunião, GGIM propõe operações conjuntas e reforça 181 como instrumento de combate à violência

A sugestão de operações conjuntas entre as polícias e a apresentação do Disque Denúncia – 181 como ferramenta de combate à criminalidade no município foram as pautas dominantes na reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). O encontro ocorreu na manhã da quarta-feira (18), no auditório do Ministério Público de Pinheiros.

O titular da Delegacia de Polícia Civil do município, delegado Leonardo Ávila, e o comandante da 2ª Cia. do 2º Batalhão da Polícia Militar (BPM), capitão Rangel, recomendaram a implementação de operações conjuntas envolvendo as polícias Militar e Civil e o setor de fiscalização do município.

Na segunda parte da reunião, os representantes do governo do Estado, Antônio Marcos Leite e Rogério da Costa Trindade, apresentaram o Disque Denúncia – 181 como um dos instrumentos de combate ao crime e explicaram o funcionamento da ferramenta, que pode ser acessada por telefone e pela internet no endereço www.disquedenuncia181.es.gov.br

Os representantes reforçaram o caráter sigiloso do serviço. “Não há possibilidade de identificar a chamada recebida. O Disque Denúncia é garantia de anonimato”, afirmou Rogério. Ele também esclareceu que no Web Denúncia – versão digital do 181 – é possível enviar arquivos como fotos e vídeos, que podem ser anexados às denúncias, facilitando o trabalho da polícia.

O vice-prefeito Paulo Jovanio destacou que tem entrado em contato com o governo estadual propondo iniciativaspara o estímulo à melhoria da segurança pública no município. “Fizemos alguns pedidos que irão incentivar a luta contra a criminalidade. Nós precisamos que o governo nos perceba como merecemos”, disse o vice-prefeito.

Ainda durante a reunião, capitão Rangel comunicou que a PM tem feito abordagens no interior do município com foco no combate aos crimes contra o patrimônio, tais como furto e roubo, por exemplo. Já o delegado informou que agentes da Polícia Civil também vem realizando intervenções em locais estratégicos da sede.

O prefeito Arnóbio Pinheiro, o promotor Pedro Rosário de Souza, o procurador-geral da prefeitura, Adriel de Souza, o representante do Conselho Interativo de Segurança Pública (Cisep), Fábio Lopes Franco, a secretária executiva do GGIM, Marilza Garcia, e a conselheira tutelar Isabel Oliveira também participaram do encontro.

Outra reunião está marcada para o próximo mês, quando novos projetos serão articulados para a melhoria da segurança em Pinheiros.

O QUE É O GGIM?

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal busca melhorarias para a segurança pública do município, promovendo ações conjuntas e sistêmicas de prevenção e enfrentamento da violência e da criminalidade.

Também atua aumentando a percepção de segurança por parte da população e a valorização dos servidores públicos que atuam na área de segurança em todas as esferas. Representantes dos poderes executivo, legislativo, judiciário e policias são membros do GGIM.

Publicado em quinta-feira, 19 de dezembro de 2019