Estudantes de Pinheiros conquistam três medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática

Três estudantes de Pinheiros medalharam na segunda fase da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), ocorrida no último dia 28. Dois deles são alunos da Escola Emir de Macedo Gomes, e o outro estuda no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

De acordo com informações obtidas de professores, esta é a primeira vez que três representantes de escolas municipais de Pinheiros alcançam o pódio numa só edição da olimpíada.

O resultado foi divulgado no início de dezembro. Pedro Augusto Merllo Vaccari concorreu pelo Nível 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental). Yanomã Fernandes Konwski disputou o prêmio pelo Nível 2, composto por alunos do 8º e 9º anos. Já Oswaldo Felix da Silva competiu pelo Nível 3 (Ensino Médio). O trio conquistou a medalha de bronze.

A vitória de Yanomã, Pedro e Oswaldo é ainda mais impressionante quando verificamos os dados da OBMEP 2019 no Estado do Espírito Santo. Apenas 47 alunos capixabas conquistaram o bronze no Nível 1, 54, no Nível 2 e somente 40 no último Nível. Três das medalhas, portanto, vêm para Pinheiros.

Mas três alunos, todos do Emir de Macedo Gomes e do Nível 1, também se destacaram na prova e ganharam Menção Honrosa. São eles: Kauã do Amaral Novaes, Iasmyn de Oliveira e Daiany Souza Simonetti.

Na segunda fase da OBMEP, os estudantes tiveram de resolver seis questões discursivas. O exame exigiu que os alunos apresentassem os cálculos, bem como o raciocínio empregado neles.

A prova da primeira fase aconteceu no dia 21 de maio deste ano. Após a correção das provas, realizada nas próprias escolas, um total de 949.240 estudantes foram classificados para a segunda etapa. O Estado registrou mais de 300 mil participações. As cerimônias de premiação da OBMEP 2019 ocorrerão durante 2020, em data a ser definida.

Em sua conta oficial no Facebook, a escola parabenizou os participantes e destacou a intensa concorrência da olimpíada. “Essa é realmente uma conquista importante dentro de uma competição nacional que contou, na sua primeira fase, com aproximadamente 18 milhões de candidatos. Parabenizamos aos docentes da área de Matemática, Cristina Moreira, Lindomar, Rosiane e Claudia Salvino, que desempenham com eficiência sua profissão, pensando sempre na aprendizagem de nossos estudantes”.

Publicado em sexta-feira, 13 de dezembro de 2019