Em parceria com Prefeitura de Pinheiros e Lions Clube, Hemoes promove campanha de doação de sangue no município

O Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia (Hemoes) promove, no próximo dia 30, em Pinheiros, a campanha de doação de sangue da entidade. A ação terá a parceria da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pinheiros e do Lions Clube do município.

A coleta será na Unidade de Saúde do bairro Vila Nova, das 7h30 às 13 horas. Pode doar sangue quem tem idade entre 16 e 69 anos; mais de 50 quilos; estar em bom estado de saúde; e não estar em jejum.

Quem teve hepatite A também pode doar, mas só se foi curado há, pelo menos, 11 anos. Se o interessado em doar teve dengue há mais de 30 dias, pode participar da campanha. Para cirurgia bariátrica, o prazo é de 12 meses.

Nos casos de transfusão feita anteriormente, só depois de 12 meses. Quem possui tatuagem só pode doar se a pintura foi feita há mais de 12 meses. O doador que tiver almoçado deve aguardar o intervalo de 3 horas antes da coleta.

Não podem doar menores de 18 anos sem autorização do responsável legal; gripados com menos de 15 dias desde a cura; mulheres com atraso menstrual ou grávidas; quem já teve hepatite B ou C; pessoas que tomam insulina; quem fez endoscopia ou colonoscopia há menos de seis meses; e quem não doou até os 60 anos.

É necessário portar documento oficial com foto emitido por órgão oficial (carteira de habilitação, passaporte, carteira de identidade profissional e carteira de trabalho).

“Temos a satisfação de poder cooperar, de contribuirmos para essa ação tão solidária e que pode salvar tantas vidas. Essa é a oportunidade para aqueles que sempre tiveram vontade de doar sangue fazê-lo aqui, no município”, declarou o prefeito Arnóbio Pinheiro.

– SERVIÇO –

Campanha de doação de sangue

Data: 30 de novembro

Local:Unidade de Saúde do bairro Vila Nova